Como aproveitar o potencial da equipe ao máximo e alavancar os resultados da organização? Quando os colaboradores sabem o que deve ser feito e como deve ser feito, todo o processo de execução torna-se mais fluido. Assim, os indicadores de desempenho de obra são ferramentas que podem ajudar nos desdobramentos das metas do negócio.
Com uma meta estipulada e um prazo definido, você verá que é possível determinar um índice para cada necessidade. Continue!
1. Índice de Desempenho de Qualidade (IDQ)
Um indicador é uma informação que oferece uma pista sobre algo de significado mais amplo. Ou seja, ao definir um índice ele revela uma tendência ou a existência de um fenômeno não imediato ou facilmente detectável.
O índice de desempenho de qualidade se refere a possibilidade do gestor ter uma visão mais ampla do nível de qualidade da obra. Ao analisá-los, é possível notar um padrão com o passar do tempo, o que é fundamental para a implementação de ações que busquem a melhoria contínua.
O Índice de Desempenho de Qualidade pode, por exemplo, coletar os dados da equipe e oferecer um conjunto de informações ao gestor da obra para acompanhar se realmente o cronograma está sendo seguido ou atividades que precisam de uma atenção maior.
Indicadores de qualidade oferecem informações e dados concretos sobre o desempenho da obra, dos materiais utilizados, da mão de obra empregada, enfim, priorizam uma tomada de decisão eficiente e eliminam os achismos.
2. Índice de Desempenho de Segurança (IDS)
O Índice de Desempenho de Segurança está relacionado ao número de acidentes na obra em relação ao número de colaboradores. Ou seja, ele indica o percentual de acidentes na obra em determinado período.
Além disso, por meio do índice de segurança é possível verificar se há o cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho, e implementar ações que ofereçam um maior controle e monitoramento para o cumprimento das exigências ao bom desempenho das etapas da obra.
Com o apontamento eletrônico é possível otimizar toda a forma de análise desse índice, já que amplia a visão da empresa referente a cada detalhe operacional da obra, que melhoram a execução das tarefas e a operação do técnico de segurança.
3. Índice de Desempenho de Custo (IDC)
O Índice de Desempenho de Custo, fornece uma base para a análise dos recursos que estão sendo consumidos e sua relação com o que havia sido planejado. Ou seja, é um índice em relação ao orçamento previsto e disponível.
Com o IDC, é possível mensurar quanto de retorno existe para cada valor empregado na obra. Assim:
se o índice for igual a um, é sinal que o projeto está ocorrendo conforme o previsto;
se o índice for maior que um, indica economia de recursos;
se o índice for menor que um, indica que o orçamento foi extrapolado.
Conhecer o IDC possibilita a implementação de práticas e ações adequadas a um melhor planejamento de recursos e consequentemente maior economia.
4. Índice de Desempenho de Projeto (IDP)
Esse índice aponta o progresso da obra em relação ao cronograma preestabelecido. É comum que durante a execução de uma obra haja um prazo para cada etapa de modo que o projeto final seja entregue ao cliente na data já firmada.
Para não ter atrasos, conhecer o IDP é fundamental para que os prazos possam ser cumpridos com o máximo de aproveitamento.
5. Índice de Desempenho de Aquisições (IDA)
O Índice de Desempenho de Aquisições mede o desempenho de consumo e o custo dos recursos adquiridos de terceiros pela organização.
O uso de indicadores de desempenho de obra possibilita que o gestor identifique falhas na execução do projeto e possa implementar preventivamente ações que resultem em melhores resultados.
O uso de apontamento eletrônico oferece de forma clara e precisa os dados de IDA, através de uma gestão à vista por meio de um dashboard.
Com todas as informações coletadas, o sistema processa e mostra exatamente qual o progresso da obra, avanços e atrasos operacionais, além do índice de desempenho de pessoas e máquinas na obra.
Para completar o seu aprendizado sobre o assunto, aproveite a visita e saiba por que você deve centralizar as informações no seu negócio. Até o próximo post!
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