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5 MOTIVOS PARA IMPLEMENTAR A GEOLOCALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS

Garantir a produtividade e a eficiência de equipes que estão fora do ambiente de trabalho não é fácil. Controlar o que está acontecendo em uma obra ou fora da indústria exige o uso de ferramentas específicas. Nesse sentido, destaca-se o aproveitamento da geolocalização para gestão de pessoas.


Graças a esse recurso trazido pela tecnologia mais atual, o gerenciamento poderá exibir um papel ainda mais determinante e conquistar os resultados pretendidos. O acompanhamento, feito assim tão de perto, diminui a margem para os desperdícios, que podem lhe custar caro — em todos os sentidos.


A seguir, veja 5 motivos para fazer essa implementação e descubra como ela pode ser realizada:



O QUE É A GEOLOCALIZAÇÃO?


A geolocalização consiste em monitorar o posicionamento de um determinado dispositivo, funcionando, portanto, muito bem para localizar uma pessoa. Com o uso de apoios tecnológicos específicos, torna-se possível saber exatamente onde determinado elemento se encontra, dentro de um mapa.


Esse artifício permite um maior controle sobre o local exato em que o item vigiado ou cuidado à distância estiver. Isso é possível graças ao GPS, que envia sinais que são convertidos para oferecer a localização exata.


A maior parte das tecnologias atuais permite acompanhamento em tempo real, como quando há movimentação envolvida. Assim, não apenas você saberá o local em que o elemento está, mas conhece, também, a rota que está sendo feita naquele instante.


COMO ELA PODE SER INTEGRADA A EQUIPES EXTERNAS?


A geolocalização para gestão de pessoas é uma possibilidade cada vez mais comum e muito fácil de ser efetivada. No caso de equipes externas, como os colaboradores não estão à vista de quem faz o gerenciamento, o recurso é muito bem aproveitado.


Ele pode ser integrado pelo uso de sistemas de rastreamento eletrônico, que enviam os dados referentes à geolocalização. Um rastreador de veículos, por exemplo, é efetivo. Um sistema usado no smartphone, por outro lado, pode ser ainda mais eficiente se o objetivo é controlar as equipes à distância.


Também é possível integrar o uso da solução a uma plataforma que permita a comunicação, em tempo real, entre os gestores e equipes. Dessa maneira, ter a localização dos colaboradores fica ainda mais estratégico.


POR QUE IMPLEMENTAR A GEOLOCALIZAÇÃO PARA GESTÃO DE PESSOAS?


Utilizar os recursos de geolocalização aplicada à gestão de pessoas pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Entre os pontos positivos dessa escolha, estão:


1. MAIOR CONTROLE


Quando você usa um recurso do tipo, é mais fácil saber exatamente onde as equipes externas estão. A partir do cruzamento de dados entre a rota planejada e a localização atual, dá para saber se o colaborador fez algum desvio ou se está em um local incorreto.

Isso impede que a gestão fique às escuras.


O ganho de controle ajuda na administração do tempo e de recursos. Isso diminui as chances de que a liberdade trazida pela distância faça com que o negócio perca o poder de gestão.


2. OTIMIZAÇÃO DO TRABALHO


O trabalho também se torna otimizado com o uso adequado desse recurso. Em primeiro lugar, a gestão consegue orientar os colaboradores sobre quais rotas devem ser seguidas para o máximo de aproveitamento ou quais ações devem ser executadas.


Além de tudo, o uso de um sistema adequado faz o registro de cada atividade nos horários em que foram realizadas. A gestão consegue ter maior controle sobre o que e quando foi feito, e o que ainda deve ser colocado em prática.


Tudo isso faz com que a execução de tarefas fique mais simples e direcionada, de modo a aliar acompanhamento e precisão de dados.


3. MELHORIA EFETIVA DA COMUNICAÇÃO


Saber onde a equipe externa se encontra no momento permite que a gestão tome decisões de acordo com esses dados. Com tudo acontecendo em tempo real, é fácil delegar tarefas e aproveitar determinado posicionamento.


Ter esse tipo de informação também ajuda a gestão a se tornar mais dinâmica. Caso surja algum problema, é mais fácil identificá-lo e agir para resolvê-lo o quanto antes. O acompanhamento em tempo real impede que a comunicação seja prejudicada simplesmente por se tratar de uma atuação externa.


E vale dizer que a comunicação fica melhor porque, sabendo que estão sendo monitorados, os colaboradores agem de maneira mais honesta, evitando surpresas desagradáveis.


4. INCREMENTO DA PRODUTIVIDADE


Esses fatores contribuem para elevar a produtividade alcançada pela equipe. A falta de desvios devido ao maior controle faz com que todos executem suas funções como o previsto. Com isso, há uma conquista maior de resultados.


A comunicação e a resolução simplificada de problemas ajudam a transpor empecilhos que poderiam tornar as tarefas mais demoradas. Com orientação, a equipe consegue se posicionar de maneira mais estratégica.


A partir da avaliação dos resultados registrados, a gestão pode pensar em melhorias que elevem ainda mais a produtividade. Isso é bom não apenas para a empresa, mas também para os colaboradores, que se tornam mais eficientes.


5. REDUÇÃO DE CUSTOS

Desvios podem custar caro para o negócio. Eles não significam apenas um gasto de tempo, mas também de outros recursos, como o combustível. A partir do monitoramento, há menos chances de que os colaboradores desperdicem dinheiro desta forma.


O aumento da produtividade é outro fator que colabora para a redução de custos. Se uma mesma equipe consegue alcançar mais resultados, é necessário gastar menos para produzir mais. Isso faz com que a empresa tenha que utilizar menos recursos, o que favorece a lucratividade.


A geolocalização viabiliza o levantamento de custos de modo mais objetivo. Como a gestão delineia uma visão mais completa de quanto se está gastando, é possível agir para diminuir as despesas.


Há, ainda, uma redução considerável dos erros. Contando com o auxílio do gestor, a equipe se torna capaz de tomar decisões mais bem apoiadas. Os retrabalhos são evitados, a empresa não desperdiça e gasta menos.


Aproveitar a geolocalização para gestão de pessoas adiciona um componente altamente estratégico aos processos, tornando-os otimizados. Isso não apenas reduz os custos, como também aumenta a produtividade e facilita a comunicação dentro de sua organização.

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