top of page
  • Foto do escritorSimova

5 MOTIVOS PARA IMPLEMENTAR A GEOLOCALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS

Garantir a produtividade e a eficiência de equipes que estão fora do ambiente de trabalho não é fácil. Controlar o que está acontecendo em uma obra ou fora da indústria exige o uso de ferramentas específicas. Nesse sentido, destaca-se o aproveitamento da geolocalização para gestão de pessoas.


Graças a esse recurso trazido pela tecnologia mais atual, o gerenciamento poderá exibir um papel ainda mais determinante e conquistar os resultados pretendidos. O acompanhamento, feito assim tão de perto, diminui a margem para os desperdícios, que podem lhe custar caro — em todos os sentidos.


A seguir, veja 5 motivos para fazer essa implementação e descubra como ela pode ser realizada:



celular com posicionamento. mobilidade e apontamento. laranja e azul

O QUE É A GEOLOCALIZAÇÃO?


A geolocalização consiste em monitorar o posicionamento de um determinado dispositivo, funcionando, portanto, muito bem para localizar uma pessoa. Com o uso de apoios tecnológicos específicos, torna-se possível saber exatamente onde determinado elemento se encontra, dentro de um mapa.


Esse artifício permite um maior controle sobre o local exato em que o item vigiado ou cuidado à distância estiver. Isso é possível graças ao GPS, que envia sinais que são convertidos para oferecer a localização exata.


A maior parte das tecnologias atuais permite acompanhamento em tempo real, como quando há movimentação envolvida. Assim, não apenas você saberá o local em que o elemento está, mas conhece, também, a rota que está sendo feita naquele instante.


COMO ELA PODE SER INTEGRADA A EQUIPES EXTERNAS?


A geolocalização para gestão de pessoas é uma possibilidade cada vez mais comum e muito fácil de ser efetivada. No caso de equipes externas, como os colaboradores não estão à vista de quem faz o gerenciamento, o recurso é muito bem aproveitado.


Ele pode ser integrado pelo uso de sistemas de rastreamento eletrônico, que enviam os dados referentes à geolocalização. Um rastreador de veículos, por exemplo, é efetivo. Um sistema usado no smartphone, por outro lado, pode ser ainda mais eficiente se o objetivo é controlar as equipes à distância.


Também é possível integrar o uso da solução a uma plataforma que permita a comunicação, em tempo real, entre os gestores e equipes. Dessa maneira, ter a localização dos colaboradores fica ainda mais estratégico.


POR QUE IMPLEMENTAR A GEOLOCALIZAÇÃO PARA GESTÃO DE PESSOAS?


Utilizar os recursos de geolocalização aplicada à gestão de pessoas pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Entre os pontos positivos dessa escolha, estão:


1. MAIOR CONTROLE


Quando você usa um recurso do tipo, é mais fácil saber exatamente onde as equipes externas estão. A partir do cruzamento de dados entre a rota planejada e a localização atual, dá para saber se o colaborador fez algum desvio ou se está em um local incorreto.

Isso impede que a gestão fique às escuras.


O ganho de controle ajuda na administração do tempo e de recursos. Isso diminui as chances de que a liberdade trazida pela distância faça com que o negócio perca o poder de gestão.


2. OTIMIZAÇÃO DO TRABALHO


O trabalho também se torna otimizado com o uso adequado desse recurso. Em primeiro lugar, a gestão consegue orientar os colaboradores sobre quais rotas devem ser seguidas para o máximo de aproveitamento ou quais ações devem ser executadas.


Além de tudo, o uso de um sistema adequado faz o registro de cada atividade nos horários em que foram realizadas. A gestão consegue ter maior controle sobre o que e quando foi feito, e o que ainda deve ser colocado em prática.


Tudo isso faz com que a execução de tarefas fique mais simples e direcionada, de modo a aliar acompanhamento e precisão de dados.


3. MELHORIA EFETIVA DA COMUNICAÇÃO


Saber onde a equipe externa se encontra no momento permite que a gestão tome decisões de acordo com esses dados. Com tudo acontecendo em tempo real, é fácil delegar tarefas e aproveitar determinado posicionamento.


Ter esse tipo de informação também ajuda a gestão a se tornar mais dinâmica. Caso surja algum problema, é mais fácil identificá-lo e agir para resolvê-lo o quanto antes. O acompanhamento em tempo real impede que a comunicação seja prejudicada simplesmente por se tratar de uma atuação externa.


E vale dizer que a comunicação fica melhor porque, sabendo que estão sendo monitorados, os colaboradores agem de maneira mais honesta, evitando surpresas desagradáveis.


4. INCREMENTO DA PRODUTIVIDADE


Esses fatores contribuem para elevar a produtividade alcançada pela equipe. A falta de desvios devido ao maior controle faz com que todos executem suas funções como o previsto. Com isso, há uma conquista maior de resultados.


A comunicação e a resolução simplificada de problemas ajudam a transpor empecilhos que poderiam tornar as tarefas mais demoradas. Com orientação, a equipe consegue se posicionar de maneira mais estratégica.


A partir da avaliação dos resultados registrados, a gestão pode pensar em melhorias que elevem ainda mais a produtividade. Isso é bom não apenas para a empresa, mas também para os colaboradores, que se tornam mais eficientes.


5. REDUÇÃO DE CUSTOS

Desvios podem custar caro para o negócio. Eles não significam apenas um gasto de tempo, mas também de outros recursos, como o combustível. A partir do monitoramento, há menos chances de que os colaboradores desperdicem dinheiro desta forma.


O aumento da produtividade é outro fator que colabora para a redução de custos. Se uma mesma equipe consegue alcançar mais resultados, é necessário gastar menos para produzir mais. Isso faz com que a empresa tenha que utilizar menos recursos, o que favorece a lucratividade.


A geolocalização viabiliza o levantamento de custos de modo mais objetivo. Como a gestão delineia uma visão mais completa de quanto se está gastando, é possível agir para diminuir as despesas.


Há, ainda, uma redução considerável dos erros. Contando com o auxílio do gestor, a equipe se torna capaz de tomar decisões mais bem apoiadas. Os retrabalhos são evitados, a empresa não desperdiça e gasta menos.


Aproveitar a geolocalização para gestão de pessoas adiciona um componente altamente estratégico aos processos, tornando-os otimizados. Isso não apenas reduz os custos, como também aumenta a produtividade e facilita a comunicação dentro de sua organização.

Quer os melhores resultados para o seu negócio? Então curta a nossa página no Facebook e nos siga no Linkedin para não perder outras dicas como essa!



Banner gestão de serviços. planilha de calculo de ROI Simova

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page