• Simova

7 DICAS PARA IMPLANTAR UM SOFTWARE DE GESTÃO NO CAMPO

Vivemos em uma sociedade em que as tecnologias alteraram a maneira como enxergamos e interagimos com o mundo.


Consequentemente, o dia a dia de trabalho de um profissional que atua no campo sofreu grandes transformações.


A quantidade e a qualidade das informações aumentaram. Além disso, os processos estão cada vez mais modernos e exigem muita atenção de um gestor empresarial.


Planilhas e outros documentos podem ser úteis, porém, à medida que uma empresa cresce e se desenvolve, outras ferramentas de trabalho devem ser utilizadas.


Nesse momento, um software de gestão no campo é a resposta que muitos procuram para esse problema.


Continue sua leitura e veja 7 dicas que separamos especialmente para você, nosso leitor, e descubra como implementar essa tecnologia em seu negócio.



1. FAÇA UMA ESCOLHA SENSATA


Cada empresa possui características que a diferencia das demais existentes no mercado. Independentemente do seu ramo de atuação, é preciso conhecer suas necessidades e demandas antes de escolher um software de gestão.


Liste os problemas a serem aprimorados em seu empreendimento e faça uma pesquisa de mercado para encontrar um software que ofereça as melhores soluções.


Não se deixe  enganar por ofertas milagrosas ou de baixo investimento. Coloque na balança cada um dos parâmetros contratuais e evite cair em armadilhas.


Lembre-se de escolher uma empresa especializada e que tenha um bom know-how nessa área de atuação.


Escolha um software que possa se adaptar à sua estrutura empresarial e veja os resultados positivos surgirem naturalmente.


2. TREINE SEUS COLABORADORES


Os colaboradores de uma empresa são extremamente importantes em sua gestão. Dessa forma, é necessário treiná-los da melhor maneira possível.


Em alguns casos, a implementação de um software de gestão pode trazer novas técnicas e metodologias para o seu dia a dia de trabalho. Portanto, eles precisam ser preparados para tal situação.


Não cometa o erro de diminuir a carga horária de treinamento de seus funcionários pensando unicamente na economia de dinheiro.


Essa atitude pode trazer drásticas consequências para a sua empresa, pois, em um futuro bem próximo, seus colaboradores podem cometer algum erro na utilização desse software.

Além disso, participe do treinamento com seus funcionários sempre que possível. Dúvidas podem surgir no decorrer de seu dia a dia de trabalho e você pode solucioná-las sem grandes dificuldades.


Entretanto, nunca se esqueça de recorrer à empresa contratada quando surgir qualquer tipo de dúvida que não tenha prática para resolver o ocorrido.


Tomando essa atitude, o empresário mostra que está preocupado com a execução das atividades em sua gestão, já que o sucesso em seu empreendimento depende da colaboração de todos.


3. ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES


As tecnologias vieram para aprimorar o trabalho de gestão, porém, alguns profissionais acham que para obter bons resultados basta utilizá-las de qualquer forma.


Como dito anteriormente, as empresas possuem necessidades e problemas específicos, demandando soluções diferentes para cada uma dessas situações.


Para ter êxito em sua gestão, um gerente precisa acompanhar de perto o trabalho que está sendo realizado em seu empreendimento. É muito importante não transferir a responsabilidade de seu sucesso para a empresa contratada.


Por mas experiente e preparada que ela seja, só você pode fazer com que todos os setores de seu negócio trabalhem em conjunto.


4. FIQUE DE OLHO EM SUAS INFORMAÇÕES


Ao adotar um software de gestão no campo, a produção em uma empresa se torna muito mais produtiva e eficiente. Além do mais, as informações obtidas são mais acertadas e elas devem ser utilizadas com sabedoria.


Nesse momento, armazene adequadamente todos os dados de sua estrutura empresarial e tenha certeza de que tudo está acontecendo como planejado.


Documente todas as atividades e revise todos seus processos.


5. DÊ IMPORTÂNCIA À TERCEIRIZAÇÃO


Alguns empreendedores visando a economia de recursos, tentam montar uma equipe própria para seus negócios na hora de desenvolver e utilizar um software de gestão no campo.


Essa atitude pode colocar uma administração em maus lençóis. Entenda melhor com os argumentos abaixo:


FALTA DE PREPARO


A contratação de profissionais experientes demanda tempo e grandes recursos financeiros. Além disso, uma equipe recém-formada ainda não está alinhada o suficiente para obter bons resultados em sua rotina de trabalho.


Contratando um time de especialista, um empreendedor evita esse problema, já que esses profissionais foram treinados e bem capacitados para trabalhar nesse ramo de atuação.


FALTA DE EXPERIÊNCIA


O mercado consumidor é sazonal e prega peças em profissionais experientes. Ser um iniciante no campo de desenvolvimento de softwares pode ser muito arriscado para quem quer obter resultados eficientes em um curto intervalo de tempo.


Uma empresa que desenvolve soluções tecnológicas e modernas para a gestão de empreendimentos já tem o know-how necessário para atender às demandas do mercado consumidor.


ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA


A cada dia são lançadas novas versões de smartphones e sistemas operacionais, fazendo com que as empresas desenvolvedoras de sistemas para tais plataformas, estejam sempre atualizadas a fim de acompanhar as evoluções e manter a compatibilidade com novos produtos.


Por isso a sugestão é que considere estas variáveis caso queira se aventurar a desenvolver as soluções tecnológicas para sua empresa.


6. ACOMPANHE O MERCADO


O agronegócio, segundo uma projeção da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, é um dos setores mais promissores em nosso país. Apesar da crise em nossa economia, em 2017, a produção no campo será 2% maior do que no ano anterior.

Para aproveitar esse momento de crescimento, um gerente empresarial deve acompanhar as variações de consumo que o mercado apresenta.


Apesar de a situação ser positiva, é preciso ficar atento para prever as tendências e as oscilações que podem acontecer. Além do mais, é necessário aproveitar todas as oportunidades de crescimento para obter resultados cada vez  mais promissores.

Pensando nisso, utilize novas tecnologias e, fique de olhos nas tendências atuais do mercado atuante.


Todas essas atitudes, com o auxílio de um software de gestão no campo, podem mudar o rumo de seu empreendimento.


Portanto, não as deixe para depois, ok?


7. ANÁLISE DE RESULTADOS


A análise dos resultados é essencial para o desenvolvimento das atividades em uma gestão empresarial.


Apenas adotar um software de gestão no campo pode não resolver todos os problemas ou apresentar os melhores efeitos. Dessa forma, um empreendedor precisa analisar toda a sua estrutura empresarial a fim de encontrar pontos a serem mantidos e aprimorados.


Utilize todas as ferramentas que a solução escolhida possa oferecer. Os sistemas estão cada vez mais intuitivos e as tecnologias remotas, como os smartphones, que podem melhorar ainda mais esse processo.


E então, você gostou das dicas para implementar um software de gestão no campo mostradas no post de hoje? Assine a nossa newsletter e acompanhe o lançamento de outros conteúdos que podem fazer a diferença em sua empresa!




1 visualização
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000