• Simova

APONTAMENTO ELETRÔNICO PARA GESTÃO DE EQUIPAMENTOS EM CAMPO

Atualizado: 1 de Jul de 2019

A gestão de equipamentos de campo está entre os principais desafios de empresas que atuam com operações espalhadas por vários locais. É necessário fazer um acompanhamento constante para checar a eficácia das máquinas, realizar procedimentos de manutenção preventiva e substituir as que estiverem comprometendo a qualidade do serviço.


Neste post, vamos mostrar como a implementação de uma solução de apontamento eletrônico otimiza a gestão desses aparelhos. Você verá como a melhoria nas ações de monitoramento e controle das operações contribuem para o cumprimento dos objetivos estratégicos da organização. Além disso, apresentaremos alguns benefícios que tendem tornar o negócio mais sustentável a longo prazo. Confira!



Apontamento eletrônico como ferramenta estratégica


Atender ao cronograma estabelecido e cumprir as estimativas iniciais de custo são as preocupações mais relevantes, quando um grande empreendimento é colocado em prática. As operações de campo podem exigir a alocação e utilização de centenas de equipamentos e milhares de colaboradores, demandando métodos de gerenciamento dinâmicos e confiáveis.


As soluções de apontamento eletrônico se tornaram indispensáveis nesse cenário, pois substituem procedimentos antiquados e mais suscetíveis a erros, automatizando determinadas partes do fluxo de trabalho. Todo o acompanhamento, que antes era realizado com fichas de papel, dificultando os procedimentos de coleta e análise de dados, passa a ser feito com componentes eletrônicos.


O desempenho agora é medido em tempo real, e o conteúdo é reunido em um sistema que pode ser acessado de qualquer lugar por meio de smartphones. A centralização de informações promove maior integração entre as equipes de trabalho e os líderes, gerando ganhos significativos de produtividade.


Benefícios do apontamento eletrônico na gestão de equipamentos


Implementar uma solução de apontamento eletrônico, capaz de registrar as atividades de campo com agilidade e precisão, traz uma série de benefícios. Explicamos alguns deles a seguir.


Obtenção de relatórios detalhados


Estabelecer e acompanhar indicadores de desempenho é fundamental para sustentar uma gestão mais eficiente dos recursos da empresa. O apontamento eletrônico garante dados atualizados e permite que eles sejam organizados rapidamente. Com isso, os gestores têm acesso a relatórios com alto nível de detalhamento e conseguem ter uma visão ampla sobre o andamento dos trabalhos.


Melhoria constante nos processos

A partir das informações coletadas, os gestores são capazes de identificar períodos de ociosidade na utilização das máquinas. Análises mais profundas podem revelar gargalos que interferem na execução do serviço, permitindo aos líderes técnicas de Otimização em Tempo Real na alocação de equipamentos, mão-de-obra e insumos.


Redução de custos operacionais


A consequência mais óbvia da implementação de processos mais eficientes é a redução no custo global do empreendimento. Elementos como manutenção preventiva das máquinas, acompanhamento do consumo de energia e melhor aproveitamento das horas trabalhadas aprimoram a aplicação de recursos financeiros. O risco do empreendimento diminui e a rentabilidade amplia.


O maquinário geralmente está entre os componentes mais caros no orçamento de qualquer empreendimento. Por isso, os elementos abordados aqui mostram como a adoção do apontamento eletrônico é relevante para diferenciar sua empresa dos concorrentes e proporcionar uma vantagem competitiva importantíssima.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receba em primeira mão uma série de conteúdos que o ajudarão a melhorar a gestão de equipamentos no seu negócio, aperfeiçoar processos e reduzir custos por meio do apontamento eletrônico.



30 visualizações
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000