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ATENDIMENTO AO CLIENTE: COMO MELHORAR A QUALIDADE DO PÓS-VENDA?

Atualizado: 1 de Jul de 2019

Conquistar novos clientes é importante, mas o esforço para manter aqueles que já confiaram na sua marca não pode ser deixado de lado. Investir em serviços de pós venda amplia a percepção de qualidade no atendimento ao cliente e custa muito menos do que uma campanha específica para atrair alguém que não conhece seu trabalho.


Nosso objetivo neste artigo é apresentar algumas práticas e ferramentas que você pode aplicar ao seu negócio para melhorar o pós-venda. São elementos que ajudam a oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, ampliam seus índices de satisfação e aumentam a credibilidade da empresa no mercado. Confira!




Padronize o fluxo de atendimento


Estabelecer padrões é essencial para oferecer atendimento de alta qualidade. Um bom trabalho de pós-venda começa pela antecipação das necessidades do cliente e com automação de processos. Sua concessionária poderá estimar as condições dos veículos e implementar o agendamento ativo, convidando o cliente a realizar as revisões no prazo correto.


Isso facilita a preparação de cada atendimento e permite programar os trabalhos de manutenção. No caso dos equipamentos agrícolas, que exigem o deslocamento do técnico até o cliente, o agendamento ativo otimiza a emissão das ordens de serviço, contribuindo para a eliminação de gargalos e aumentando a produtividade.


Acompanhe os trabalhos técnicos com precisão


A manutenção de equipamentos agrícolas tem um valor relativamente alto, portanto, é necessário ter um controle preciso durante a execução do serviço. Além de garantir que o técnico realmente realizou a visita dentro do prazo combinado, é importante certificar-se de que o atendimento seguiu rigorosamente o protocolo estabelecido previamente pelos fabricantes.


O sistema SmartOS, desenvolvido pela Simova, traz um layout simples e intuitivo para otimizar esse acompanhamento. O técnico não precisará lidar com o preenchimento de vários formulários em papel, pois todos os detalhes da operação serão registrados via software e a assinatura do cliente para as ordens de serviço pode ser colhida diretamente no celular, imediatamente após o atendimento.


Mantenha um histórico dos serviços prestados


Soluções de apontamento eletrônico ajudam a centralizar informações de atendimentos anteriores, que são devidamente organizadas e armazenadas. Cada equipamento e cliente deve ter um histórico que facilite a busca de informações durante a vigência da garantia do produto e ajude a manter um fluxo de trabalho adequado. 


O uso da tecnologia para coleta e análise de dados é um dos pilares fundamentais para o sucesso das estratégias de pós-venda e as estatísticas revelam aspectos bastante específicos da experiência do cliente. A análise dessas informações dá ao gestor a chance de identificar rapidamente as dificuldades e desenvolver planos de ação para a melhoria dos serviços da concessionária.


Ao aprimorar o pós-venda, seu negócio ganha eficiência operacional, estreita as relações com o cliente e agrega um importante diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Os benefícios mais evidentes incluem redução de custos e mais segurança para a alocação estratégica de recursos.


Gostou deste artigo? Agora que você sabe como aperfeiçoar o atendimento ao cliente por meio de investimentos no pós-venda, saiba como o apontamento eletrônico melhora a

gestão de equipamentos no campo.



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