top of page
  • Foto do escritorSimova

COMO ALAVANCAR AS OBRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM A MOBILIDADE? ENTENDA!

A construção civil, a cada dia, tem integrado mais tecnologia ao seu cotidiano. É por meio desses recursos que o setor consegue melhorar processos e condições de trabalho. Nesse sentido, um dos elementos indispensáveis é a mobilidade.


Ela tem se tornado possível e presente por conta de dispositivos móveis e sistemas que funcionam na nuvem, principalmente. Com a integração dos recursos à realidade da construção civil, muitos efeitos positivos são experimentados.


A seguir, veja como a mobilidade alavanca as obras na construção civil e entenda o papel desse elemento.



engenheiros discutindo projeto na obra vendo smartphone, por meio de apontamento eletrônico

Aumenta a produtividade


Com as soluções de controle de processos, os gestores são capazes de acompanhar várias características da construção em tempo real. É possível verificar o volume de trabalho, a alocação de materiais e as principais necessidades.


Como essa avaliação pode ser feita de qualquer lugar, ela origina decisões que levam a um aumento da produtividade. Isso é importante para melhorar a capacidade da empresa, sem comprometer a qualidade.


Integra as informações


Outro benefício de recorrer à mobilidade na construção civil é que os dados são centralizados e integrados. A equipe externa pode fazer uma vistoria, acrescentar fotos e informações, enquanto o gestor acompanha tudo em tempo real. Assim, nenhum dado se perde e a avaliação das informações é democrática.


Como tudo fica em um só ponto, o acesso é favorecido de qualquer lugar. Isso traz dinamismo e acelera os processos, sem perda de conhecimento.


Permite um grande processamento de dados


A construção civil gera múltiplos dados, especialmente em grandes empresas. Uma construtora que precisa administrar várias obras, por exemplo, tem que dar conta de um grande volume de informações. Se for feito de modo manual, há riscos de ocorrerem falhas e perdas.


A mobilidade, por sua vez, ajuda a agrupar esses dados e permite um processamento automático. Ao escolher uma plataforma de controle, por exemplo, é possível gerar relatórios e ter máxima visibilidade — mesmo que de extensos conjuntos de informações. Isso acelera as etapas e favorece o uso do capital humano.


Facilita a comunicação


A comunicação truncada é prejudicial para a construção civil. Quando gestores, gerentes e colaboradores não falam a mesma língua, aumentam as chances de ocorrerem erros ou desvios do projeto. Para evitar esse problema, os recursos de mobilidade são de grande ajuda.


Todos podem acessar os dados, a qualquer momento e de qualquer lugar. Isso cria uma base comum de conhecimento, em que os colaboradores sabem os objetivos da obra, os problemas e as soluções. Assim, é mais fácil criar um fluxo adequado de troca de informações.


Reduz os custos


Imagine ter que lidar, com frequência, com os ruídos de comunicação em uma obra. Ocorrerão diversos erros, necessidades de retrabalho e desperdício, certo? Com a mobilidade, isso é resolvido, pois o acesso ao conhecimento é democrático.


Além de tudo, a mobilidade também traz agilidade para etapas, aumenta a produtividade e faz com que várias fases sejam simplificadas. Como consequência, há uma intensa redução nos custos. Para os negócios, significa uma ampliação da lucratividade e da robustez no mercado.


Garante segurança dos dados


Por usarem a computação na nuvem, é comum que os recursos de mobilidade tenham a sua segurança colocada em xeque. Contudo, a tecnologia tem se tornado cada vez mais segura. Com várias camadas de criptografia, o acesso aos dados é restrito aos autorizados para executar a operação.


Trata-se, inclusive, de uma versão muito mais protegida do que manter documentos físicos ou em apenas alguns dispositivos. Com backup automático e sempre disponível, não há perda de informações ou vazamentos.


A mobilidade na construção civil acelera, otimiza e simplifica processos. Acima de tudo, é capaz de melhorar a tomada de decisão em vários aspectos, o que alavanca as obras do jeito adequado.


Gostou do post? Quer descobrir mais? Que tal saber diferenciar os resultados? Veja como tornar os processos mais eficientes no canteiro de obras.



banner simova que direciona ao download da planilha de ROI para construção


24 visualizações0 comentário
bottom of page