top of page
  • Foto do escritorSimova

COMO APLICAR E UTILIZAR O LEAN CONSTRUCTION DURANTE A OBRA?

Embora possa “assustar” no primeiro contato, o termo Lean Construction tem sido amplamente utilizado na construção civil como um método que tem como objetivo aumentar a produtividade e a eficiência de um projeto ― além de reduzir desperdícios, otimizar o tempo de execução e de superprodução.


A metodologia foi criada na década de 90, a partir do sistema Toyota de Produção e adaptada para ser implementada na construção civil como forma de eliminar ineficiências, tempo ocioso entre os processos, além de fazer uso da autoinspeção nas etapas construtivas.


Bom, mas o que é Lean Construction? Qual é sua importância durante a obra? Quais são seus princípios? Continue a leitura e fique por dentro!


três encarregados da obra apontando num smartphone as atividades de campo, com sistema da Simova

O que é Lean Construction?


Lean Construction, que em português significa “construção enxuta”, consiste na aplicação de métodos de um outro termo chamado Lean Production (produção enxuta).


O principal objetivo do Lean Construction é garantir que o gestor da obra consiga cumprir com o seu planejamento por meio do uso adequado dos insumos e equipamentos e eliminando de vez os desperdícios, aumentando, assim, a produtividade e a eficiência operacional.


A grande vantagem de adotar esse método é a redução de custos e a diminuição ao máximo dos prejuízos que geralmente ocorrem em uma construção, assim como otimizar o tempo para que tudo seja entregue dentro do prazo estabelecido ao cliente.


Quais são os princípios do Lean Construction?


Embora muitos gestores de obra não vejam muitas diferenças entre o método tradicional de construção e o Lean Construction, é preciso deixar bem claro que a diferença está no conceito e em suas aplicações.


Enquanto no processo tradicional da construção civil observa-se o processo e divide-o em subprocessos, no Lean as etapas do projeto são divididas em atividades que agregam valor e as que não agregam.


Entre os principais princípios do Lean se destacam:


Redução da variabilidade


Encontrar meios que possam reduzir os custos e consequentemente aumentar a produtividade nos canteiros de obra sem alterar a qualidade do projeto é um grande diferencial nos dias de hoje.


Com o Lean Construction é possível manter os padrões nos procedimentos sem alterar a qualidade do produto ou serviço. Afinal, quando se estabelece um planejamento do que precisa ser feito, dos materiais necessários e do tempo de execução para a entrega, as chances de que um serviço precise ser refeito são muito menores, por exemplo.


Por isso, estabelecer padrões e seguir uma metodologia possibilita que o serviço seja padronizado e o projeto seja cumprido conforme o que foi determinado.


Redução de desperdícios


Insumos, mão de obra e demais materiais utilizados na execução de um projeto representam uma fatia significativa dos custos de um empreendimento.


Para reduzir os desperdícios, a boa gestão de tudo que entra e sai do canteiro de obra se torna fundamental. O Lean Construction se destaca como um método que visa reduzir a quantidade de desperdícios que é produzida durante uma obra e consequentemente eliminar o retrabalho.


Redução do tempo de ciclo


O custo total de uma obra leva em consideração o tempo de ciclo, ou seja, todos os gastos que foram necessários para que a obra ficasse pronta. No entanto, quando o gestor consegue reduzi-lo, passa a verificar uma série de benefícios, como:

  1. maior valor da obra em termos de satisfação do cliente, uma vez que o projeto é entregue dentro do prazo ou até mesmo antes;

  2. gestão eficiente de tudo que foi utilizado no projeto, seja em termos de insumos, mão de obra ou maquinário etc;

  3. relatórios e estimativas mais precisas, trazendo uma produção mais estável;

  4. melhor qualificação dos funcionários em relação às suas tarefas.

Aumento da transparência nos processos


Processos que seguem metodologias e padrões de execução passam a ser mais precisos e transparentes. Isso possibilita uma maior confiança do cliente em relação à qualidade da obra e consequentemente do seu custo.


O Lean Construction é uma forma de trabalho que oferece uma maior segurança do projeto construtivo, buscando reduzir os desperdícios e agregar valor ao projeto final.


Se você gostou deste conteúdo e quer continuar recebendo todas as nossas novidades, curta nossa página no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no YouTube. Corre lá!


banner simova que direciona ao download da planilha de ROI para construção

34 visualizações0 comentário
bottom of page