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COMO GANHAR TEMPO E PRODUTIVIDADE COM AS ORDENS DE SERVIÇO? ENTENDA!

Sem dúvida, o ganho de produtividade é uma prioridade para empresas de qualquer ramo que pretendem se manter competitivas e crescer no mercado. Produzir na medida ideal para suprir a demanda é a melhor forma de satisfazer os clientes e evitar desperdícios.


Nesse sentido, os ganhos na produtividade devem ser estimulados e mensurados nas diferentes etapas de um serviço. Quando os processos são transformados em resultados positivos e a produtividade aumenta, é uma consequência natural que a rentabilidade do negócio aumente, considerando que os clientes se sentem felizes com os serviços e os custos diminuem.


Então, quer entender como isso é possível? Continue lendo e veja como as ordens de serviço podem ser de extrema importância para ganhar tempo e produtividade!





O que são as ordens de serviço?


As ordens de serviço são ferramentas bem importantes para empresas, em geral, mas ainda mais para as organizações prestadoras de serviços. Também chamadas de OS, elas são um documento que transforma determinado serviço em uma operação formal, variando conforme as necessidades de cada negócio.


Hoje, a automação dos processos é um dos principais motivos pelos quais uma empresa consegue crescer. E a ordem de serviço, por sua vez, integra essa modernização do negócio, aumentando a produtividade.


Qual é a sua importância?


As ordens de serviço melhoram a organização e a qualidade de trabalho dos funcionários. Com elas, a comunicação entre gestor e colaboradores torna-se mais funcional, otimizando o controle das operações. Além disso, o gestor consegue visualizar de forma abrangente a execução das atividades, o tempo dispendido em sua realização e a utilização dos equipamentos.


Com um bom sistema de OS, é possível registrar fotografias, gravar vídeos e emitir relatórios que vão organizar melhor o fluxo de trabalho. Assim, o foco é direcionado para aquilo que efetivamente importa.


Como ganhar tempo e melhorar a produtividade por meio da OS?


Primeiramente, é interessante manter uma gestão eficiente das equipes externas, que estão desenvolvendo trabalhos fora da sede. Nesse sentido, nada é melhor que contar com um software específico, que facilite a comunicação remota e permita um monitoramento constante dos serviços realizados, bem como dos funcionários responsáveis por cada um deles.


Também é importante reduzir o ciclo para fechamento das ordens de serviço. Se a finalidade é economizar tempo, convém aplicar recursos e estratégias que agilizem os processos.


É indiscutível que a tecnologia promove a criação de um sistema de ordens de serviço mais rápido (economia de tempo) e mais eficaz (maior produtividade). Quando o sistema de OS era predominantemente manual, o período para fechamento do ciclo demorava muito e estava sujeito a problemas, como:


  • extravio das OS;

  • atrasos no envio das OS;

  • necessidade de espaço para armazenagem da documentação;

  • muitos gastos com papel.


Agora, existem os apontamentos eletrônicos, por exemplo — ferramentas que ajudam o registro dos eventos e o cumprimento das OS. Especialmente no ramo do agronegócio, o qual envolve atividades de campo que podem ser mais complexas e difíceis de serem controladas.


Muitas concessionárias agrícolas ainda têm dificuldades com essa adesão tecnológica, necessitando de soluções digitais que melhorem o fechamento das OS e permitem mais visibilidade no recebimento e na integração dessas ordens. Mas, com os apontamentos eletrônicos, essas e outras dificuldades também são facilmente contornadas.


Enfim, cabe ao gestor — seja qualquer for a sua área, como serviços, agronegócio, construção, usina — adotar as práticas que vimos aqui e automatizar o controle das ordens de serviço, objetivando e conquistando um melhor nível de produtividade e economia de tempo e de recursos. O resultado, com certeza, será uma lucratividade mais satisfatória e clientes mais felizes!


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