• Simova

CONHEÇA AS MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO NO CAMPO

A garantia do sucesso do agronegócio no Brasil é sua abordagem empresarial. Assim, a propriedade rural, para ser produtiva e apresentar um ótimo desempenho, precisa ser conduzida como uma empresa que deve gerar lucros.


Para esse fim, as boas práticas de gestão do agronegócio envolve diversos aspectos que o gestor deve dominar, e dos quais deve fazer bom uso para um resultado de excelência.


Acompanhe este post e conheça as melhores práticas de gestão no campo.




UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES ESPECIALIZADOS


A tecnologia literalmente entrou em campo trazendo uma série de vantagens e viabilizando uma melhor utilização do tempo e dos recursos disponíveis. Isso foi possível por meio de softwares de gestão, que capturam a informação no campo no momento em que é produzida, e a disponibilizam para transmissão online até a sede.


Desse modo, com o foco nos resultados, o acompanhamento dos indicadores das operações conduzidas no campo permite avaliar se as ações de produção seguem o planejamento. Esse acompanhamento se faz online, podendo ser avaliado a qualquer momento.


Ainda melhor, todas as informações produzidas constituem em um banco de dados para análise empresarial, com vistas a ganhos efetivos e incremento da produtividade. Dessa forma o produtor sabe a todo momento aonde está investindo e a que resultados poderá chegar.


ACOMPANHAMENTO DE CUSTOS


Os custos envolvidos na produção rural, dependendo da atividade, podem ser múltiplos e elevados. São máquinas e equipamentos, insumos, técnicos e mão de obra cujo real aproveitamento precisa ser acompanhado.


Assim, ao realizar o planejamento para o ano safra, por exemplo, e fazer uma previsão inicial dos custos relacionados a cada fator de produção, o produtor precisa verificar cada centavo despendido. De modo organizado, deve dispor de um cronograma de despesas onde relaciona para cada item (ou grupo de itens), quando se dará a despesa e de quanto será.


Ao efetivar cada investimento, deve acompanhar a sua correta aplicação, de modo a seguir o planejamento inicial. Ao mesmo tempo, com o andamento da produção, seguir permanentemente avaliando os possíveis resultados que são esperados.


MONITORAMENTO DE MÁQUINAS E EQUIPES


Máquinas agrícolas precisam apresentar uma relação custo/benefício que só é positiva quando sua utilização é efetivada dentro de parâmetros técnicos bem definidos. Desse modo, ao se planejar a aquisição e o manejo de máquinas, deve-se prever o controle de sua utilização. Isso se faz através de registros de horas trabalhadas, consumo de combustível e resultado obtido (aração, gradagem, semeadura, colheita etc.), entre outros.


O mesmo se dá com relação aos grupos de trabalho. Ao planejar e dimensionar as equipes para cada operação envolvida na produção, as variáveis de desempenho desses grupos também precisam ser registradas para que se estabeleça o controle necessário.


Assim, o índice de horas trabalhadas, o número de colaboradores  envolvidos e os resultados obtidos com as respectivas atividades devem ser registrados e posteriormente analisados. As ações de controle necessárias resultarão dessas análises.


DOMÍNIO DOS ASPECTOS TRIBUTÁRIOS ENVOLVIDOS


O Brasil é o país onde se observam as maiores incidências tributárias sobre a produção, qualquer que seja ela. É um universo de impostos e taxas no qual qualquer um pode se perder.


No entanto, existem algumas diferenças para o produtor rural que, dependendo do Estado onde se localize, podem ser bem significativas e vantajosas. É imprescindível, no entanto, cada produtor inteirar-se dos aspectos tributários envolvidos com a sua produção na região onde está.


Dominar esse universo pode requerer alguma assessoria inicial para um entendimento adequado e suficiente para se atingir o controle necessário.


Com essas boas práticas de gestão no campo, você pode estar mais seguro de seguir um caminho de sucesso no agronegócio.


Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Assim eles também terão acesso a esta e outras importantes informações para o produtor.



1 visualização
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000