top of page
  • Foto do escritorSimova

DESCUBRA A IMPORTÂNCIA DA AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS NO AGRONEGÓCIO!

O impacto dos avanços tecnológicos tem chegado com força no setor agropecuário. A automação de processos tem oferecido novas oportunidades de alavancar a produtividade, reduzindo custos e ampliando o uso eficiente dos recursos disponíveis.


Fertilização, irrigação, processos de plantio e colheita necessitam de desenvolvimento e adaptação das máquinas, equipamentos e principalmente automação para atender às novas demandas. Para suprir a contínua redução de mão de obra, soluções automatizadas têm sido adotadas.


Para você entender melhor o que é a automação de processos e qual a sua importância, continue a leitura!


mão de obra ruricola, mulher, apontando plantação com uso de tablet. simova


O que é a automação de processos?


Gerir de maneira exata e eficiente a produção em campo tem sido um grande desafio para empreendedores. Isso porque é preciso encontrar meios eficazes para garantir o uso adequado dos insumos e evitar desperdícios.


De maneira geral, a automação de processos visa melhorar os métodos de trabalho e tornar os processos de trabalho mais fáceis de serem realizados, sem a necessidade de fazer as coisas somente de forma manual.


Para entender como a acontece a automação de processos, imagine uma fazenda que realiza o plantio, a colheita e o beneficiamento de arroz. Para executar cada uma das etapas da produção é necessário designar pessoas responsáveis para tarefa e acompanhar o progresso e o desempenho de cada profissional.


No caso do processo ser realizado manualmente, corre-se o risco de ocorrer falhas e erros, aumentando o tempo de execução, os custos e consequentemente prejuízos. 


Assim, pode-se dizer que a automação de processos é a utilização da tecnologia, sistemas e processamento de dados em benefício de controles e processos das tarefas de campo.


Quais os benefícios da automação de processos?


Sistemas agropecuários integrados e automatizados têm aumentado a sustentabilidade do setor e possibilitado que gestores possam estruturar um planejamento para aumentar de forma significativa o rendimento da produção. Além desses benefícios, a automação de processos também oferece aos gestores do campo a redução de custos no longo prazo e o aumento da produtividade.


Mas, não são apenas essas as vantagens da automatização. Entre os principais benefícios da automação de processos se destacam:

  1. a redução do tempo de execução das tarefas;

  2. o melhor gerenciamento de processos, seja qual for a etapa que ela se encontra;

  3. a integração dos diversos setores da empresa, facilitando a comunicação entre as equipes dentro e fora da organização;

  4. melhor controle dos indicadores de performance;

  5. monitoramento das tarefas em tempo real;

  6. redução do tempo de execução das demandas operacionais;

  7. geração de relatórios precisos sobre os índices de produtividade da empresa, etc.

Como ocorre o processo de automação?


Para se manterem viáveis, competitivas, melhorar processos e viabilizar tarefas mais enxutas e com menos perdas, empresas do setor agropecuário estão aderindo à tecnologia.


Por exemplo, os sistemas de irrigação podem utilizar de forma sustentável os mananciais e olhos d’água, evitando erosões e assoreamento. Isso porque o agricultor pode medir a umidade do solo e fazer o gotejamento subterrâneo de água para sua produção, evitando o excesso ou a seca.


Outro bom exemplo da automação de processos na agropecuária é o uso de maquinários agrícolas já programados para realizar rotas bem definidas, monitoradas por GPS. Essa automação possibilita que possam trafegar sem causar grandes impactos. Elas já podem, inclusive, fazer isso sozinhas!


Na questão biológica , a tecnologia tem seu papel de destaque. Com a automação é possível selecionar com precisão as melhores sementes e oferecer maior segurança alimentar. Além disso, é um importante regulador quanto ao uso de defensivos, que não devem ser utilizados nem em pouca quantidade nem em excesso, mas sim na porção exata.


Com a automação de processos na agropecuária é possível tornar os processos mais precisos, gerando maior economia, produtividade e segurança no campo em todos os processos. Mas, antes de finalizar este artigo, temos uma última dica: para continuar se atualizando sobre o assunto, assine nossa newsletter!



banner simova que direciona ao download da planilha de ROI para agronegocio

25 visualizações0 comentário
bottom of page