O gestor de uma obra civil tem, como obrigação, escrever o diário de obras. Trata-se de um documento que registra os principais eventos no canteiro de obras. Nem sempre essa é uma tarefa simples, principalmente se o projeto for mais complexo.
São registradas informações sobre o trabalho realizado, ocorrências sinistras (acidentes), as condições do tempo, a disponibilidade de recursos (material, mão de obra).
Os imprevistos que geram atrasos nas obras também são registrados no diário, como uma chuva muito forte ou a quebra de alguma máquina.
O diário de obras é uma fonte de informações que pode ser aproveitada pelo Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e pela gestão do canteiro de obras.
Quem deve conhecer esse diário é o engenheiro, estagiário ou técnico. Mas, em qualquer caso, o engenheiro é quem deve orientar.
Veja como o apontamento eletrônico na construção civil otimiza o preenchimento do diário contribui para que o cronograma da obra seja cumprido!

O controle das obras fica mais preciso
Primeiramente, a solução de apontamento eletrônico promove um gerenciamento mais rigoroso, evitando desperdícios de materiais e identificando o nível de produtividade diário.
Essa solução digital permite melhor visibilidade das ações e de quem as pratica. As informações são, assim, confiáveis, rápidas e em tempo real, além de serem bastante específicas (pontuais).
Não importa qual seja a atividade desenvolvida no canteiro, a solução favorece o controle detalhado com mais rapidez do que se ele fosse registrado manualmente em papéis.
Dessa forma, o tempo é otimizado e a produtividade tende a aumentar.
Como o diário de obras nem sempre é preenchido diariamente, o apontamento registra os dados e as informações da melhor forma para servir de suporte ao registro do diário, seja ele feito ao final do dia ou uma vez por semana.
O apontamento eletrônico contribui para a efetivação do que foi planejado
O cliente fica desapontado quando não vê no resultado final aquilo que foi planejado, definido no projeto de construção civil. Isso pode ser mais comum do que parece.
A execução pode fugir muito ou pouco ao projeto original e isso é resultado de uma gestão menos rigorosa.
Quando se automatiza a gestão, levando para o canteiro de obras uma ferramenta de controle, as possibilidades de desvio caem consideravelmente. Como o controle é mais preciso, fica fácil identificar o que está dentro ou fora dos eixos. Se alguma irregularidade for percebida, logo ela poderá ser retificada para que o planejamento seja seguido.
O processo de coletar dados é aprimorado
Como se trata de um apontamento eletrônico, e não manual, existem mais chances de coletar uma quantidade maior de dados valiosos.
Os dados se convertem em informações que ajudam o gestor a avaliar o desempenho do trabalho e/ou a necessidade de efetuar alguma mudança para acelerar os processos e evitar atrasos.
Os dados e as informações importantes podem ser compartilhados em tempo real entre os profissionais responsáveis, otimizando a gestão. O compartilhamento e a análise em grupo contribuem para que se chegue a conclusões mais assertivas.
Como os dados ficam armazenados, a análise do que é efetivamente relevante não precisa ser precipitada, podendo os responsáveis realizarem uma avaliação mais detalhada posteriormente.
O cronograma tende a ser cumprido
Com esse controle sistemático e minucioso que fornece subsídios relevantes para o preenchimento do diário, o cronograma da construção civil tende ser respeitado. As etapas são cumpridas no prazo estimado, com o mínimo possível de erros e retrabalhos e sem atrasos significativos.
Respeitar o tempo máximo para a conclusão de cada etapa é prioritário para a entrega dentro do prazo. Quando uma etapa demora demais, todas as outras ficam comprometidas e acabam sofrendo atrasos também.
O apontamento eletrônico funciona como um “rascunho” confiável e organizado a partir do qual o diário de obras será elaborado. É como o rascunho feito por estudantes antes de eles redigirem a redação definitiva. Simples, prática e eficiente, essa solução digital ajuda no aumento da produtividade e centraliza o controle no canteiro de obras.
Se ficou interessado no sistema, que funciona em qualquer smartphone, entre em contato com a Simova e conheça as soluções que ela disponibiliza para a construção civil.

Comments