• Simova

ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE PARA O TREINAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL


A construção civil é uma área que envolve muitos riscos e os profissionais que atuam nesse setor precisam tomar cuidados em relação à segurança. Além disso, os trabalhadores que “põem a mão na massa” devem ser qualificados para realizar as diferentes etapas da obra, aplicando corretamente os materiais, evitando desperdícios e mantendo a produtividade — a partir de um adequado treinamento na construção civil.


Os treinamentos contribuem para integrar os membros do grupo, o que será fundamental enquanto estiverem efetuando seus trabalhos. O nível de comunicabilidade pode ser determinante para a obtenção de resultados positivos durante e ao final da obra.


O gerente de operações deve investir em um sistema para controlar os processos de treinamento na construção civil. Veja por que é importante apostar nessa solução!



Saber quais treinamentos o colaborador fez


O sistema de controle permite que o gestor saiba quais tipos de treinamentos já foram efetuados pelos colaboradores, facilitando a avaliação sobre o nível de capacitação deles.


Se alguém passou por determinado treinamento para trabalhar na construção civil, não precisa fazê-lo novamente — pelo menos, não em curto ou em médio prazo. Em vez disso, pode realizar uma atualização. Dessa forma, fica mais simples saber a viabilidade de efetivar um curso específico em determinado momento.


Centralizar informações importantes


Ao controlar um treinamento na construção civil por meio de um sistema automatizado, o gestor centralizará todas as informações sobre o assunto. Isso contribui para uma gestão aprimorada porque fica mais fácil consultar e gerenciar dados a partir de um único local.


As chances de cometer erros e de tomar decisões equivocadas caem consideravelmente na medida em que a comunicação corporativa entre os diferentes departamentos e profissionais tem uma melhora na qualidade.


Fazer o controle com o uso de checklists


Com um sistema eficiente o gestor poderá efetivar o controle sobre os treinamentos na construção civil por meio de checklists. As listas de checagem tendem a tornar os processos mais rápidos e eficazes porque resumem as tarefas e as etapas em tópicos — à medida que são concretizadas, elas podem ser retiradas da lista.


As checklists também podem ser preditivas, ou seja, aplicadas na projeção de ações futuras. Por exemplo, é possível listar demandas relacionadas aos treinamentos que ainda não foram satisfeitas e representam índices negativos que devem ser corrigidos quanto antes.


Listar as limitações e as carências associadas aos conhecimentos e as habilidades práticas dos trabalhadores ajuda a otimizar a segurança e a encontrar formas de aumentar a produtividade. Capacitar os funcionários é um dos pilares para que a construção civil execute obras “enxutas” e que correspondam aos projetos dos clientes.


Garantir o respeito à legislação


Contar com um sistema de controle também ajuda a empresa a evitar penalidades, principalmente o pagamento de multas pesadas. Há treinamentos obrigatórios que, quando não são realizados, fazem com que a empresa pague multas por permitir que seus funcionários exerçam certas atividades sem o devido preparo.


Por exemplo, todas as empresas privadas e públicas, bem como os órgãos públicos da Administração Direta ou Indireta e dos poderes legislativo e judiciário, que têm funcionários trabalhando segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), devem cumprir a Norma Regulamentadora 18 (NR 18). Ela trata especificamente da segurança dos trabalhadores que atuam na construção civil.


A gestão de qualidade em uma construtora, utilizando um sistema que gerencie os processos de treinamento na construção civil, reduz os riscos próprios do setor e confere maior eficiência na execução das obras e no cumprimento correto do cronograma.

O que você achou do post? Já trabalha com algum sistema de controle ou enfrentou problemas sérios em relação à segurança dos funcionários? Deixe o seu comentário e registre suas experiências e dúvidas!




0 visualização
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000