top of page
  • Foto do escritorSimova

ENTENDA COMO O APONTAMENTO ELETRÔNICO GERA MELHORIAS NA ANÁLISE DE DADOS

Atualizado: 24 de mai. de 2023

Sem recorrer à tecnologia, qualquer setor de negócio perde competitividade atualmente, sentindo dificuldades numa série de processos. A análise de dados é um deles — especialmente considerando-se que vivemos na Era da Informação.


No desenvolvimento das atividades diárias de uma empresa, aparecem informações em grande quantidade que precisam ser coletadas convenientemente e, depois, analisadas para serem aproveitadas a favor dos interesses do negócio. E vale dizer: somente com a tecnologia adequada é possível otimizar a gestão e a rentabilidade.


É o que você pretende conquistar na sua gestão? Então, continue lendo e veja como o apontamento eletrônico produz melhorias na análise de dados!


gestor com melhoria de analise de dados graças ao apontamento eletronico

O monitoramento em tempo real


Uma das principais vantagens do apontamento eletrônico é que ele permite acompanhar os processos em tempo real. Assim, as informações sobre a produção são transmitidas para análise no momento exato em que estão sendo desenvolvidas. Ao iniciar o uso de um equipamento, por exemplo, o operador passa a informação sobre o evento e, ao concluir sua utilização, também informa o encerramento.


Esse apontamento pode ser realizado por um funcionário específico (apontador), cuja função é recolher informações sobre o ciclo produtivo. Geralmente, contudo, é o operador da máquina ou o funcionário que está desempenhando a tarefa quem faz o registro.


Apontamentos eletrônicos podem ser feitos em terminais, usando computadores, mas hoje já existem softwares que permitem a utilização de smartphones para isso, tornando o processo ainda mais fácil e acessível a todos os funcionários.


Os dados que permitem a análise de equipamentos industriais


Não são apenas os trabalhadores que precisam ser monitorados e avaliados em seu desempenho. Equipamentos também necessitam dessa análise de dados. Portanto, os apontamentos digitais fornecem base para seleção dos dados mais valiosos para o monitoramento das máquinas e de outros equipamentos da indústria ou do campo.


Com a ajuda deles, o gestor fica sabendo o que cada máquina está fazendo em tempo real, e que medida deve ser tomada para otimizar sua performance. Além disso, ao analisar as razões mais comuns de paradas das máquinas, pode-se agir no sentido de evitá-las, aumentando a produtividade.


O cumprimento adequado dos prazos por meio da análise de dados


Quando os dados são coletados pelo apontamento eletrônico, o cronograma originalmente planejado tende a ser cumprido na íntegra. Isso acontece porque os problemas que vão aparecendo são identificados na hora, e as soluções aparecem com mais rapidez, promovendo a continuidade do trabalho sem grandes atrasos.


Em geral, procura-se compensar um erro ou imprevisto com uma medida dinâmica que evita grandes prejuízos e retrabalhos morosos. Em outras palavras, todo setor de negócio (construção civil, agronegócio, serviços) deve sempre dispor de um plano B, um plano alternativo para cobrir determinada carência ou falha que não estava no programa.


Além disso, a análise de dados mais precisa contribui decisivamente para a tomada de ações preventivas — ou seja, para o controle equilibrado de ocasiões futuras, com apoio de medidas que evitem ou minimizem ao máximo os riscos.


A projeção dos gastos permitida pelo apontamento eletrônico


Outro benefício à gestão analítica que os apontamentos eletrônicos trazem é que eles fornecem dados confiáveis sobre recursos materiais a serem empregados no serviço.


Trata-se, mais uma vez, de análise proativa, que resulta em projeções precisas sobre o que ainda será gasto para a conclusão do trabalho. E essa projeção permite também que se reveja o planejamento original, efetuando cortes que sejam favoráveis e não interfiram na qualidade dos resultados.


Muitos serviços consomem um prazo longo e, durante esse período, podem ocorrer mudanças em relação aos preços de certos materiais ou o surgimento de novas soluções, eficientes e mais econômicas. Assim, o apontamento eletrônico dá uma visão segura dos custos que envolvem os serviços, e o gestor pode avaliar a possibilidade de enxugar o orçamento, se possível, ou manter os valores para não fugir do projeto inicial.


Enfim, por tudo isso, vale a pena investir em apontamentos eletrônicos para uma acurada análise de dados, que servirá de base confiável para tomadas de decisões mais assertivas.


Gostou da leitura? Vimos aqui como a tecnologia móvel contribui para a análise de informações com mais precisão. Agora, como complemento, veja também como as tecnologias móveis podem monitorar a qualidade do trabalho na construção civil!


banner simova que direciona ao download da planilha de ROI para serviços externos e concessionárias

458 visualizações0 comentário
bottom of page