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GESTÃO DE PESSOAS: VEJA COMO OTIMIZAR A GESTÃO DE FUNCIONÁRIOS EXTERNOS

Atualizado: 10 de Jun de 2019

Se administrar uma equipe interna já é algo complexo, a dificuldade aumenta quando a gestão dos colaboradores precisa ser feita à distância. Sua empresa possui trabalhadores externos? Você está encontrando empecilhos que comprometem a boa gestão dessa equipe?


Neste artigo, vamos ajudá-lo na gestão do trabalho à distância. Continue a leitura!




QUAIS DESAFIOS EXISTEM NA GESTÃO DE PESSOAS À DISTÂNCIA?


Muitos empresários reconhecem abertamente a importância dos serviços externos para seus negócios, porém ainda se preocupam em como seus colaboradores trabalham remotamente. Veja alguns desses desafios:


USO DO TEMPO


Falando sobre o uso do tempo por trabalhadores externos, o jornal O Globo citou uma pesquisa feita com 600 pessoas, na qual 55% dos entrevistados revelou que seus gestores se preocupam com o uso eficiente do tempo durante o expediente pelos colaboradores remotos.


COMUNICAÇÃO COM A EQUIPE


Algumas empresas ainda não conseguiram implantar um sistema apropriado para a gestão de serviços externos e, por isso, a comunicação com os colaboradores em campo é ineficiente.


DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL


Outra preocupação dos administradores é acompanhar o desenvolvimento de um profissional externo e fazer uma avaliação de seu progresso nos serviços que realiza.


MOTIVAÇÃO


Manter um colaborador remoto motivado tem sido apontado como uma das adversidades dos gestores. Isso porque o fato de o trabalhador estar longe do ambiente produtivo da companhia pode afetar seu desempenho profissional.


QUAIS RESULTADOS AS EMPRESAS TÊM CONSEGUIDO COM A GESTÃO DE COLABORADORES EXTERNOS?


Empresas ao redor do mundo estão conseguindo excelentes resultados com os colaboradores que trabalham à distância. Segundo a revista Exame, o Banco do Brasil conseguiu aumentar em 15% a produtividade de seus funcionários, ao passo que diminuiu em 17% os gastos com cada trabalhador que realiza serviços à distância.


A revista citou ainda a declaração do diretor de gestão de pessoas do Banco do Brasil, Carlos Alberto Netto, que comemorou os excelentes resultados do trabalho à distancia e quer ampliar essa forma de serviço para toda a empresa.


Mas o que essas empresas bem-sucedidas na gestão de colaboradores externos têm feito para conseguir bons resultados?


Henry de Jonk — presidente da Philips do Brasil — revelou, no artigo já citado, que com as modernas ferramentas da tecnologia não faz muita diferença trabalhar na empresa ou em outro lugar.


QUAIS TECNOLOGIAS PODEM AJUDAR NA GESTÃO REMOTA?


De fato, as soluções do mundo tecnológico podem ajudar (e muito!) os gestores a diminuir as distâncias entre a empresa e os trabalhadores remotos, de modo que a qualidade dos serviços não seja comprometida.


Mas quais ferramentas existem para melhorar a gestão de pessoas que trabalham à distância? Vamos citar algumas delas a seguir:


SISTEMA DE PONTO MÓVEL

O empregador precisa ter controle sobre o tempo gasto pelo trabalhador com suas tarefas, não importa o tipo de serviço externo que o colaborador esteja realizando. Essa vigilância proporciona segurança para o gestor e serve de estímulo para o colaborador externo cumprir suas demandas.


Um sistema de ponto móvel ou online permite que o administrador saiba exatamente o horário que um membro de sua equipe começou e finalizou seu expediente. O ponto online mostra também a localização exata do colaborador, que é registrada no sistema.


Dessa forma, o gestor vai poder conferir de perto o comportamento da equipe durante a jornada de trabalho.


SOFTWARE DE GESTÃO


Algumas empresas vão ainda mais longe nas soluções apresentadas pela tecnologia e escolhem adotar um software de gestão para serviços à distância. Esse sistema, além de possuir o ponto online, oferece outras ferramentas que auxiliam os gestores.


Por meio desse sistema, a comunicação entre o administrador e os membros de sua equipe melhora, uma vez que relatórios sobre as tarefas são emitidos em tempo real, por exemplo. Dessa forma, todos podem acompanhar a evolução de um serviço ou projeto e interagir, visando os melhores resultados para a tarefa.


Outra vantagem do software é a possibilidade de avaliar o desempenho dos colaboradores. Por meio dos registros das atividades, o gestor pode verificar como o trabalhador cumpriu suas tarefas e quanto tempo levou até finalizá-la.


Além disso, telas interativas ficam disponíveis, permitindo que o administrador entre em contanto com os membros da equipe a qualquer momento para ouvir quais desafios estão enfrentando em seu trabalho. Sendo assim, o gestor terá os indicadores necessários para acompanhar o progresso da equipe.


Um sistema organizado de gestão aumenta a motivação dos colaboradores. Quando a empresa adota um software, os trabalhadores percebem que seus serviços serão rigorosamente acompanhados e ficam motivados a fazer o seu melhor.


O clima de comprometimento aumenta quando a instituição usa os indicadores de desempenho que recebe do sistema para recompensar os melhores membros da equipe.

Até aqui, vimos que a tecnologia pode ajudar muito na relação entre o administrador e sua equipe externa. Mas a boa gestão de pessoas vai além. E no próximo tópico falaremos de algumas atitudes que um bom gestor deve adotar.


QUAIS ATITUDES O GESTOR DEVE TOMAR PARA UMA BOA GESTÃO DE PESSOAS?


Os colaboradores são humanos e, por mais que trabalhem à distância, precisam interagir com outros trabalhadores da empresa e com seus gestores. Portanto, promova a interação entre a equipe interna e externa.


Uma forma de fazer isso é definindo um dia em que os colaboradores externos tenham que ir até a empresa para trabalhar internamente ou apenas para uma conversa com seus administradores sobre os serviços prestados.


Outra maneira seria promover eventos corporativos, nos quais todos os trabalhadores da empresa se encontrem para trocar ideias, apresentar projetos, dar opiniões sobre melhorias que podem ser feitas dentro dos processos da empresa, etc.


Aproveite esses eventos para motivar os colaboradores externos. Mostre que a empresa se preocupa com o bem-estar de cada um e quer vê-los progredir em suas respectivas áreas. Inclusive, pode haver uma premiação para os profissionais que mais se destacaram em seus serviços.


Portanto, aproveite as vantagens que os serviços dos colaboradores externos apresentam e invista nesses profissionais para que continuem ajudando seu negócio a progredir no mundo corporativo.


Gostou de saber como você pode otimizar a gestão de pessoas em sua empresa? Então compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais (Facebook, LindedIn ou Twitter)!



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