• Simova

LIDERANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL: SAIBA TORNAR SUA EQUIPE MAIS EFICIENTE!

Atualizado: 3 de Jul de 2019

Exercer uma boa liderança na construção civil é um verdadeiro desafio, não é mesmo? O canteiro de obras oferece uma série de dificuldades, como a baixa capacitação de profissionais, a falta de entendimento no time, problemas de comunicação e a necessidade de engajar e motivar funcionários.


É fundamental investir nas estratégias de liderança adequadas para garantir bons resultados para a construtora. Mas afinal, de que forma tornar a equipe mais eficiente? Confira o nosso post e veja diversas dicas de liderança na construção civil!



Invista em tecnologia


O mercado já oferece várias tecnologias para facilitar as atividades das empresas. Com os recursos informatizados, é possível integrar procedimentos, facilitar o compartilhamento de informação e otimizar o cumprimento das tarefas.


Hoje, com sistemas de apontamento eletrônico, o gestor tem uma visão 360 graus do campo e um controle real do progresso da obra.


Assim, os profissionais vão realizar um acompanhamento efetivo do trabalho diário, além de terem facilidade com o manuseio de dados e o armazenamento de informação.


Os processos ficam mais ágeis e o índice de erros nas tarefas é reduzido. Além disso, com a tecnologia, a integração entre o escritório e o campo é mais efetiva.


Promova o diálogo entre a equipe


Uma equipe que tem a possibilidade de dialogar e participar das discussões sobre o trabalho se sente mais valorizada. Dessa forma, ela tem mais engajamento e disposição para realizar suas atividades.


Os colaboradores percebem que têm importância para a empresa e que não estão ali apenas para obedecer às ordens, mas para construir em conjunto. Isso promove o aumento do envolvimento e da dedicação às tarefas, além de estimular a cooperação entre os colegas. 


Aposte na capacitação


Líderes que investem no aprimoramento das habilidades da equipe alcançam melhores resultados ao longo do tempo. Os profissionais ficam mais capacitados para lidar com os desafios do dia a dia e, com isso, conseguem desempenhar as tarefas com mais rapidez e precisão.


Além disso, com conhecimentos bem consolidados em experiências de  treinamento, os profissionais cometem menos erros. Falhas no trabalho acontecem, eventualmente, porém, quando são muitas, elas podem trazer graves prejuízos. Com profissionais mais capacitados, os erros deixam de ser recorrentes e a qualidade do trabalho melhora cada vez mais.


Tenha foco na organização do espaço


Um dos grandes motivos de atraso de uma obra é a falta de organização do espaço na construção. Ferramentas e materiais espalhados expõem os colaboradores a riscos e tornam o trabalho lento e ineficiente.


Um ambiente bem ordenado, com os materiais alocados em áreas específicas e planejado de forma otimizada favorece o desempenho das tarefas, minimizando a chance de erros. Dessa maneira, os profissionais podem se organizar com facilidade para a execução das tarefas.


Para tornar a equipe de construção civil mais eficiente, você pode realizar uma série de medidas. Apostar nas tecnologias, no diálogo e nos treinamentos são excelentes alternativas que podem otimizar o trabalho e aumentar o engajamento dos profissionais. Além disso, manter um espaço adequado para os colaboradores contribui para que o desempenho das tarefas seja mais efetivo.


E então? Gostou de nossas dicas de liderança na construção civil? Aproveite e confira também o nosso post com ideias de práticas para aumentar a produtividade na obra!





#eficiente #gestao #construcaocivil #construcao #operacao

7 visualizações
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000