• Simova

QUAIS SÃO AS NOVIDADES TECNOLÓGICAS PARA A HORTICULTURA? DESCUBRA AQUI!

Atualizado: 3 de Jul de 2019

Quem trabalha com horticultura está sempre procurando maneiras de tornar sua rotina mais eficiente para produzir mais e melhor. Para conseguir isso, apostar nas tecnologias certas pode ser um grande diferencial.


Neste post, listamos alguns dos recursos e ferramentas que podem acelerar o desenvolvimento da horticultura e gerar resultados incríveis. Pronto para conhecê-las? Então, fique atento aos tópicos abaixo!





Mulching


O mulching agrícola de solo é uma das novas técnicas disponíveis para proteger cultivos e trazer resultados melhores para a horticultura.


A utilização de plásticos ou resíduos reaproveitáveis para cobrir o solo colaboram para a redução da incidência de pragas e do custo de produção, além de ajudar a controlar a umidade e a temperatura do solo, já que o mulching oferece uma barreira física entre os produtos e a superfície ajudando a impedir a transferência de calor, que pode gerar problemas na colheita.


A utilização do mulching orgânico é particularmente interessante (embora exija a substituição das coberturas utilizadas com o passar do tempo), pois é mais sustentável e traz todos os benefícios do mulching tradicional.


Fertirrigação


A fertirrigação é uma tecnologia de adubação que acelera os resultados no campo, pois utiliza a água da irrigação para conduzir nutrientes para o solo.


Adaptando os sistemas de irrigação já utilizados pela horticultura, a fertirrigação dá a eles uma função extra e permite que atendam às exigências ambientais enquanto reduzem o custo de mão de obra. Ela é empregada, principalmente, para adubar o solo com mais eficiência e precisão, mas pode funcionar também de maneira sustentável, reaproveitando resíduos industriais na horticultura.


Tomatec


Tomatec é um projeto mais sustentável para o cultivo de tomates que envolve uma série de práticas de embalamento, fertirrigação por gotejamento e manejo integrado de pragas para aumentar a produção e reduzir os custos.


Essa marca registrada de propriedade da Embrapa traz recomendações técnicas como o espaçamento entre o plantio e a calagem e adubação baseadas em análise de solo que melhoram os resultados da horticultura.


Implementar o Tomatec é uma maneira de investir no cultivo sustentável sem gastar muito dinheiro e obter melhores retornos a cada lavoura.


Specsolo


Specsolo é uma tecnologia voltada para a análise de solo que pode proporcionar mudanças radicais na horticultura. Ela integra ferramentas específicas  — de análise por infravermelho — e um aplicativo de coleta georreferenciada para desenvolver recomendações exclusivas de fertilização e correção do solo. Quando aplicadas, essas recomendações trazem mais segurança para os trabalhadores e resultam em produtos de melhor qualidade.


Todo o equipamento é automatizado e permite a análise não destrutiva do solo. Com auxílio de Big Data e Inteligência Artificial, as análises de grande porte são obtidas mesmo em pequenos cultivos. Além disso, Specsolo utiliza apenas química verde, ou seja, se mantém longe de reagentes que possam prejudicar o plantio.


Apontamento de horas


As tecnologias para o apontamento de horas são também muito úteis na horticultura. Elas permitem aproveitar melhor o potencial de cada um dos seus colaboradores e distribuir tarefas com mais eficiência.


Com auxílio de smartphones, é possível dimensionar quanto trabalho está sendo feito e em que intervalo de tempo, podendo, assim, otimizar os recursos humanos e elevar a qualidade da produção. Outro benefício é poder gerenciar tarefas a distância e em tempo real.


O uso da tecnologia na horticultura é importante porque, além de aumentar a qualidade e a produtividade no campo, pode ajudar a gerar cultivos mais sustentáveis, diferencial fundamental para o bom desempenho e o aumento da lucratividade.


Gostou de conhecer os recursos tecnológicos que estão revolucionando a horticultura? Não se esqueça de deixar o seu comentário aqui neste post!




5 visualizações
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000