• Simova

SAIBA O QUE É UMA ORDEM DE SERVIÇO E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

Atualizado: 3 de Jul de 2019

Na hora de executar as tarefas dentro do negócio, não se pode contar apenas com a comunicação verbal. Isso prejudica a segurança de todos os envolvidos e, inclusive, diminui a capacidade de produção. Para converter esse quadro, a ordem de serviço é uma excelente possibilidade.


Por meio da elaboração e emissão desse item, é possível obter ótimos benefícios quanto à gestão. Independentemente do tamanho da empresa, esse é um elemento que não deve ser desconsiderado.


Para saber o porquê, veja neste artigo do que se trata a ordem de serviço e descubra qual é a sua importância.





O que é uma ordem de serviço?


Uma ordem de serviço (OS) é um documento que especifica quais atividades devem ser desempenhadas dentro do ambiente organizacional. Em geral, essa ordem é emitida pela gerência ou gestão, com o objetivo de “oficializar” que um determinado serviço precisa ser concluído.


Para fins de expedição e divulgação, não há diferenças entre ordens de serviço internas e externas. Ou seja, elas servem tanto para uma tarefa referente ao cliente externo do negócio, quanto para atender a uma necessidade de um setor interno.


A partir de sua emissão, as ações são executadas com segurança, direcionamento e garantia de solicitação. Assim, todos sabem que o que está sendo realizado foi, de fato, requerido.


Por que ela é importante para os projetos?


Para começar, a existência da ordem de serviço tem a ver com a organização. A partir do registro desses elementos, é possível fazer um acompanhamento consistente do que foi pedido e do que tem sido feito.


Eventualmente, isso diminui os riscos associados com erros ou retrabalhos. Também é um jeito de evitar que tarefas sejam esquecidas — e percam seus prazos — e de prevenir que mais de uma equipe realize, desnecessariamente, a mesma tarefa.


Outra importância desse elemento tem a ver com o planejamento. A partir da elaboração do planejamento, podem-se calcular os materiais e a mão de obra exigidos, bem como o prazo previsto. Isso traz melhor estruturação e permite que o negócio utilize os recursos de um jeito estratégico e orientado. Sem as ordens de serviço, é muito mais difícil dimensionar as tarefas pendentes.


Além de tudo, a emissão desses elementos sincroniza as necessidades e os dados com vários setores, o que contribui para a comunicação interna.


Como emitir uma boa ordem de serviço?


Uma ordem de serviço adequada precisa conter informações fundamentais. É preciso estabelecer qual é a função a ser executada, o nível de qualidade esperado e o prazo máximo, por exemplo. Caso ela seja orientada para uma equipe ou funcionário específico, deve-se explicitar o direcionamento.


Se o cliente, interno ou externo, tiver passado recomendações específicas, elas devem ser apresentadas. Assim, poderão ser seguidas durante a execução.


Em muitas atividades também é necessário dispor as medidas de segurança obrigatórias, bem como o procedimento em caso de acidentes. Pré-requisitos são considerados, como capacitações e conhecimentos.


Como a tecnologia pode ajudar?


Diante da importância da ordem de serviço, os negócios precisam se preocupar cada vez mais com essa possibilidade e entender a dinâmica das ações, desde a emissão até a execução da tarefa.


Muitas vezes, o volume de trabalho elevado prejudica esse aspecto, assim como qual é a qualidade de retorno destas informações, por exemplo: informações rasuradas, letras escritas de forma impossível de entender, e etc.


Para resolver esse e outros problemas, a tecnologia é de grande ajuda. Com soluções robustas nesse sentido, é possível realizar apontamentos eletrônicos com muita facilidade, removenod estas dificuldades de campo e trazendo informaçõe sde severa relevância para a gestão.


Ao utilizar templates prontos, por exemplo, as ordens de serviço sempre terão os dados necessários, o que garante a segurança, praticidade na utilização da ferramenta e visibilidade para uma gestão eficiente.


Ao integrar as ordens de serviço a outros sistemas, é possível até torná-las automáticas, em alguns casos. Assim, há um aumento de produtividade, sem comprometer o registro e a organização.


Além de tudo, a atuação tecnológica favorece o acesso às informações. Desse jeito, todos podem participar e acompanhar a emissão de ordens de serviço, o que melhora a comunicação interna.


Este processo é fundamental para a organização e execução de tarefas rotineiras e/ou externas, removendo dificuldades do gestor e melhorando a qualidade de serviço do colaborador..


Já que essa é uma questão pertinente, aproveite e descubra por que é vantajoso ter um sistema automatizado de OS.





#operecao #gestao #os #ordemdeservico #gestaooperacional

0 visualização
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000