• Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000

  • Simova

USO DE TECNOLOGIAS PARA TOMADA DE DECISÕES: ENTENDA ESTA DINÂMICA

Estamos vivendo o ápice da era da informação. O impacto da velocidade com que dados são transmitidos é sentido diariamente em nossa vida e esse fator, sem dúvidas, influencia também o meio empresarial. Independentemente do ramo em que um negócio está inserido, companhias que sabem utilizar a tecnologia a seu favor para a gestão informacional da empresa obtêm benefícios que vão desde um processo de tomada de decisões mais eficiente até a redução significativa de custos.


Para te auxiliar a compreender ainda mais esse cenário, no artigo de hoje vamos explicar alguns conceitos como o Business Intelligence e por que a implementação de soluções tecnológicas é capaz transformar processos em resultados, potencializando o crescimento de uma empresa. Acompanhe!


USO DE TECNOLOGIAS PARA TOMADA DE DECISÕES: ENTENDA ESTA DINÂMICA

A TECNOLOGIA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS CONTEMPORÂNEO


Se não faz tanto tempo que a tecnologia da informação era vista, mesmo entre grandes companhias, como um suporte útil, mas não necessariamente indispensável, hoje em dia a maior parte das empresas já perceberam que soluções habilitadas a automatizar os processos do dia a dia são capazes de gerar ganhos concretos e fazer a diferença no posicionamento de uma marca no mercado.


Como forma de visualizarmos o impacto dessas tecnologias no ambiente de negócios atual, podemos pensar nas ferramentas de coleta de dados, análise e envio de informações. Suponha, por exemplo, que você precise compartilhar um relatório entre setores diferentes de sua empresa. Como se sabe, antigamente as informações de um departamento ficavam mais restritas aos colaboradores daquele setor e a arquivos físicos com pilhas de documentos, o que transformava um simples processo — como o compartilhamento de um relatório — em algo complexo e sujeito a erros.


Como consequência, problemas como a baixa produtividade, adiamento de projetos, retrabalho e, em última instância, geração de custos e baixos resultados, eram realidades comuns em diversas empresas de diferentes portes.


Por sua vez, com as ferramentas que o mercado dispõe hoje para organizar e compartilhar informações, o dinamismo de qualquer organização é otimizado de modo considerável. E isso porque é possível, dentre outras funcionalidades, centralizar todos os dados do negócio em uma plataforma ou software e compartilhar diferentes tipos de dados — relatórios, planilhas, ordens de serviço, fichas, boletins, etc. — de modo mais objetivo.


Mas as vantagens de tais soluções vão além de processos organizacionais e de compartilhamento. É possível, por exemplo, fazer uso de ferramentas que contribuem com a tomada de decisões de líderes e gestores.


Resumidamente falando, tais ferramentas fazem uma análise minuciosa das informações disponíveis sobre o momento que uma determinada empresa está vivendo e indicam quais os melhores caminhos que a companhia pode seguir. 


Ferramentas com tamanhas potencialidades se enquadram no universo do Business Intelligence. Você poderá entender um pouco mais desse conceito agora mesmo.


DESVENDANDO O BUSINESS INTELLIGENCE


Você, com certeza, já ouviu falar de Big Data. Só para rememorar, Big Data se refere a todo o imenso conjunto de dados, internos e externos, que fazem parte da realidade de uma empresa inserida no ambiente de negócios contemporâneo.


Especialistas costumam falar que as informações que compõe o Big Data seguem 3 Vs: velocidade, volume e variedade. A velocidade está relacionada à rapidez com que dados são gerados no meio digital. O volume é a própria infinidade desses dados. Por fim, a variedade quer dizer que o Big Data pode englobar desde arquivos como um texto até dados não estruturados.


Dito isso, qual a importância de toda essa quantidade infinita de informações? É aí que entra o Business Intelligence. Sem as soluções de inteligência empresarial desenvolvidas justamente para monitorar, coletar, organizar e analisar, todo o caos informacional do Big Data teria pouco potencial produtivo para a realidade de uma pequena ou média empresa, por exemplo.


As ferramentas de Business Intelligence são as grandes desbravadoras do Big Data. Entenda agora quais os outros benefícios que as soluções de tecnologia trarão para a sua empresa.


BASEIE-SE EM FATOS, NÃO EM SUPOSIÇÕES


Líderes e gestores não precisam mais se basear em meras conjecturas para definir qual o melhor passo a ser tomado. Na verdade, agir somente pelo instinto poderá acarretar em perdas reais que podem comprometer o futuro do negócio.


APRIMORE A TOMADA DE DECISÕES


Tudo isso se traduz em um processo de tomada de decisões mais acertado. Por meio de uma análise dos dados de seu negócio proporcionada por ferramentas de BI, é possível determinar a realidade, de fato, que sua empresa ou um setor do negócio está vivendo e, assim, definir as melhores estratégias para a organização.


IDENTIFIQUE GARGALOS E REDUZA CUSTOS


Por meio de uma análise factível de sua empresa, será possível identificar o que está e o que não está dando certo, bem como quais processos têm sido mais dispendiosos, qual o nível de retorno e onde é possível fazer aredução de gastos para aumentar a eficiência da empresa.


DIFERENCIAL DE MERCADO


Sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil e no âmbito das pequenas e médias empresas, há ainda muitos negócios defasados quanto à implementação de tecnologias eficientes.


Antecipar-se a essas empresas lhe trará um diferencial competitivo interessante para o reforço de seu posicionamento de mercado.


OTIMIZE OS PROCESSOS INTERNOS


Conforme já observamos, o ambiente interno da empresa também sente o impacto positivo da adoção de soluções de tecnologia com ganhos que vão desde a própria automatização de processos cotidianos — permitindo, assim, que os gestores e suas equipes se concentrem mais no core business do negócio —, até uma melhora na comunicação e maior produtividade.


MAXIMIZE OS GANHOS


Com todos os fatores listados, a tendência é que por meio de uma tomada de decisões mais eficiente, você acabe transformando processos em resultados e, consequentemente, maximize os ganhos da empresa e o crescimento de seu negócio.


Lembre-se: modernizar-se e implementar a tecnologia na realidade de seu negócio não é mais uma mera escolha, mas sim um fator crucial de inteligência competitiva.


E então, gostou do post de hoje? Sua empresa conta com ferramentas inovadoras e um processo de tomada de decisões certeiro? Deixe um comentário e conte para nós. Sua opinião é sempre fundamental!


banner planilha ROI Simova para serviços


0 visualização