• Simova

BUSINESS INTELLIGENCE: O QUE É E COMO IMPLANTAR NA EMPRESA?

O termo Business Intelligence vem sendo amplamente utilizado no meio empresarial, no entanto, é comum que muitos empreendedores ainda desconheçam seu significado ou como colocá-lo em prática no dia a dia da organização.


O Business Intelligence (em português, Inteligência de Negócios ou Inteligência de Mercado), é uma metodologia tecnológica que ajuda empresas a tomarem decisões assertivas para o crescimento dos negócios.


Mas o que seria Business Intelligence? Como implementá-lo nos negócios? Vejamos alguns detalhes dessa prática que tem ajudado empresas a tornarem-se mais competitivas. Acompanhe!



O QUE É BUSINESS INTELLIGENCE?

Empresas geram diariamente uma série de informações. São dados de clientes cadastrados, produtos disponíveis em estoque, métricas de vendas, enfim, centenas de outras informações, que, muitas vezes, acabam não sendo utilizadas de forma correta.


Mas como transformar esse volume de informações em conhecimento que possa ser usado no alcance de metas? Por meio do Business Intelligence.


O Business Intelligence (BI) nada mais é do que um conjunto de práticas que possibilitam ao gestor interpretar com precisão os números do negócio. De forma simplificada, evita o famoso “chutômetro” no momento da tomada de decisão.


Com a implementação do BI, os dados passam a ser coletados, organizados e analisados, de forma que todas as informações geradas pela empresa possam ser utilizadas na tomada de decisão.


COMO IMPLANTAR UM SISTEMA DE BI?


A maioria das empresas já coleta informação. Volume de vendas, desempenho de vendedores, indicadores de desempenho, entre muitos outros dados. Mas como traduzir toda essas informações em conhecimento? Vejamos alguns pré-requisitos que devem fazer parte do rol de prioridades ao implantar um sistema de BI. Acompanhe!


DEFINA OS REQUISITOS FUNCIONAIS


A equipe responsável por colocar em prática o sistema de Business Intelligence deve levar em consideração uma série de variáveis, que vão desde a cultura organizacional, as informações que precisam ser geradas, até os sistemas que já são utilizados e precisarão ser integrados.


A escolha de um sistema de BI deve atender a uma série de requisitos para seu funcionamento, de forma que a escolha atenda a todas as necessidades da companhia.


ENVOLVA OS UTILIZADORES


Além de definir os requisitos funcionais da implantação de um sistema de Business Intelligence, é essencial que sejam delimitados os utilizadores dessa solução.


Ou seja, é fundamental que a informação gerada com o sistema BI seja compartilhada com todos os interessados e disponibilizada conforme os grupos de utilizadores, que podem ser:

funcionários que utilizam relatórios gerais, relatórios para áreas específicas e informações para os gestores.


TENHA APOIO DA GESTÃO


Ao implantar um sistema de BI, é fundamental que toda a gestão esteja engajada. Essa é a única forma de garantir que os objetivos sejam garantidos e estejam dentro dos prazos planejados.


Um sistema BI passa a servir de apoio à tomada de decisão, sendo as informações produzidas utilizadas para esse fim.


GARANTA A INTEGRAÇÃO E A QUALIDADE DOS DADOS


A grande vantagem de contar com um sistema de BI é a possibilidade de integração de sistemas e a qualidade na coleta de dados. Com todas as informações disponíveis num único lugar, o gestor passa a contar com relatórios precisos e que resultam em dados que refletem a realidade da empresa.


Gostou do nosso conteúdo sobre Business Intelligence? Assine nossa newsletter e receba, diretamente no seu e-mail, todas as nossas novidades.



1 visualização
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000