top of page
  • Foto do escritorSimova

CANTEIRO DE OBRAS: COMO TORNAR OS PROCESSOS MAIS EFICIENTES?

A gestão do canteiro de obras com todos os seus desafios e particularidades, não está muito distante do que é a administração de uma empresa. Afinal, na construção civil, também é preciso planejar e estabelecer processos, definir e otimizar recursos, acompanhar a execução e mensurar resultados.


Se você busca por informações relevantes acerca das melhores práticas gerenciais para o canteiro de obras, encontrou o conteúdo certo! Neste post, você vai ter acesso a dicas valiosas para potencializar os processos de construção e, assim, obter mais eficiência às atividades operacionais e gerenciais. Preparado? Vamos em frente e boa leitura!


operario de construção civil com capacete amarelo pronto para fazer apontamento eletronico

1. FIQUE ATENTO ÀS NORMAS, CONDIÇÕES E ESTRUTURAS


Para viabilizar um canteiro de obras, é preciso ter em mente quais são as exigências reguladoras, evitando incorrer em erros que ocasionam transtornos ou prejuízos.

Por exemplo, na identificação e na preparação do espaço, a Norma Regulamentadora 18 rege as condições do ambiente de trabalho e está associada à CLT (Consolidação das Leis do Trabalhistas), dispondo sobre a adequação de instalações sanitárias, vestiários, alojamentos, refeitórios e ambulatórios.


Ainda, caso o empreendimento envolva instalações de energia elétrica e abastecimento de água, é preciso estar ciente de duas normas adicionais: a NBR 5626/98, referente à instalação predial de água fria, e a NBR 5410/08, que diz respeito às instalações elétricas de baixa tensão.


2. PLANEJE O GERENCIAMENTO LOGÍSTICO DO CANTEIRO DE OBRAS


A logística da obra é um aspecto importantíssimo na gestão eficiente do canteiro. Para minimizar a ocorrência de imprevistos, garantindo o cronograma de execução, é importante planejá-la com cautela.


Nesse aspecto, o uso adequado de equipamentos — tanto de máquinas voltadas à movimentação de carga quanto de itens de segurança dos trabalhadores, os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) — é essencial para assegurar a produtividade da construção.


Somente ao garantir a integridade das pessoas e das mercadorias empregadas na obra, agindo proativamente para melhorar o fluxo de entrada e de escoamento, é possível extrair o máximo de potencial da equipe. Ao fim da cadeia, o resultado é uma obra concluída com mais rapidez sem, no entanto, perder em qualidade.


3. FAÇA O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES


Uma vez garantidas as condições de trabalho, é importante que o gestor se certifique de que as atividades da obra estão sendo executadas de acordo com o previsto — incluindo, é claro, a checagem constante dos prazos determinados.


Para isso, é fundamental que o controle do trabalho seja próximo, efetivo e contínuo, facilitando a identificação de eventuais desvios, que devem ser prontamente corrigidos, evitando prejuízos.


Lembre-se: em comparação à gestão de uma empresa, o cuidado com o canteiro de obras exige, da mesma forma, um atento olhar gerencial sobre as rotinas operacionais. Negligenciar o acompanhamento costuma gerar grandes empecilhos ao êxito da construção.


4. INVISTA EM TECNOLOGIA DE GESTÃO


Diretamente relacionada à missão de acompanhar a execução das atividades na obra, desponta a necessidade de automatizar processos. Em canteiros onde faltam tecnologias de gestão, sobram retrabalhos e desperdícios — aspectos que podem ser fatais ao empreendimento, comprometendo o êxito da entrega.


A era dos apontamentos em papel, por exemplo, já acabou. Para efetivar levantamentos periódicos, registrar atividades e distribuir ordens de serviço, por exemplo, o ideal é contar com um sistema integrado de gestão, que permite a realização de apontamentos eletrônicos. Com a ferramenta, é possível assegurar a qualidade na prestação de serviços, otimizando os recursos (materiais, financeiros, humanos e de tempo) no canteiro de obras e transformando processos em resultados.


Agora que você já entende mais do assunto, divida conosco a sua experiência: deixe seu comentário no post e aproveite para compartilhar suas vivências na gestão na área de construção civil!



banner simova que direciona ao download da planilha de ROI para construção

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page