• Simova

COMO FAZER O TREINAMENTO DA EQUIPE PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA NOVA TECNOLOGIA?

Atualizado: 3 de Jul de 2019

Implementar novas tecnologias na empresa é sempre importante para garantir mais agilidade e eficiência operacional para o negócio. O mercado oferece cada vez mais alternativas para facilitar as atividades corporativas e propiciar condições de melhoria e desenvolvimento estratégico.


Porém, ao implementar alguma solução, é fundamental educar o time a respeito do recurso. Afinal, os colaboradores precisam das informações adequadas para que possam se adaptar ao novo sistema e compreender as vantagens da utilização dele em seu dia a dia, com ganho de produtividade e até mesmo, qualidade de vida.


Quer saber como fazer o treinamento da equipe para a implementação de uma tecnologia? Confira o nosso post e saiba mais sobre o tema!




Por que é importante divulgar a ferramenta e difundir as informações de forma clara?


Muitas corporações dão um ótimo passo ao adotarem novas soluções do mercado, mas falham na forma de implementarem a melhoria por não investirem tempo no processo adaptativo. Isso força os colaboradores a adotar a tecnologia sem informações prévias suficientes.


Com isso, eles cometem erros ou simplesmente não conseguem manusear a ferramenta, atrasando os processos e prejudicando as entregas, o que afeta negativamente a imagem da empresa, e confunde o próprio usuário sobre a eficiência da tecnologia.


A primeira etapa para implementar uma ferramenta é conscientizar a equipe sobre ela, demonstrando que o recurso vai trazer aumento da produtividade e otimização do cotidiano de trabalho. Em seguida, é importante divulgar o novo acessório, para então fazer a aplicação dos modelos de treinamento que vamos sugerir adiante.


Ao difundir as informações de forma clara, a organização traz a possibilidade de adaptação ao sistema. Ela pode melhorar ainda mais esse processo com consultorias e contando com a presença de auxiliares de treinamento.


Esses profissionais realizam treinamentos focados nos campos de gestão e execução. Assim, os gestores e os executores aprendem a fazer o manejo da informação utilizando o programa, de forma a desempenharem seus papéis com eficiência e eficácia.


Quais modelos você pode adotar para o treinamento?


O treinamento para a implementação de uma nova tecnologia na empresa pode ser feito de diversas formas. Veja mais a seguir!


Ensino a distância


A proposta de oferecer cursos virtuais instruindo os colaboradores sobre o novo recurso é bastante efetiva. Você disponibiliza um pacote de videoaulas e o profissional tem a oportunidade de fazer o curso em um horário flexível. Porém, é importante estabelecer prazos ou formas de controle, para evitar que a equipe deixe a capacitação em segundo plano.


Curso presencial


É a forma mais tradicional de oferecer treinamento. Normalmente é um conjunto de aulas realizado na empresa, em que há tanto a apresentação de conteúdo teórico quanto a aplicação de exercícios. Quem ministra a aula pode realizar trocas com os colaboradores, esclarecendo dúvidas no momento em que elas surgem.


Coaching


O coaching é uma modalidade de formação que ajuda no crescimento e desenvolvimento em uma área. No caso da implementação de uma tecnologia, o coaching será focado na potencialização das habilidades de adaptação, aprendizagem e de cooperatividade entre os colegas, para que os membros do time se auxiliem mutuamente no processo de adesão ao recurso.


Mentoring


Focado também no desenvolvimento pessoal, o mentoring pode ser utilizado para que profissionais mais experientes (internos ou externos) na solução auxiliem a equipe na adaptação ao novo sistema.


Treinamentos práticos


Uma boa alternativa é permitir que os profissionais façam treinamentos práticos com a tecnologia, experimentando suas diversas funcionalidades em exercícios. Assim, a equipe consegue mais facilidade ao manusear o recurso no cotidiano.


Adotar novas tecnologias traz excelentes melhorias para o empreendimento. Mas para que o processo dê certo, é importante investir no treinamento da equipe. Assim, os colaboradores podem aprender a manusear o recurso e a explorar as potencialidades dele.

A corporação pode investir em várias modalidades de treinamento e aproveitar consultorias e auxiliares de treinamento para que a inserção do sistema seja realizada com sucesso.


E então? Gostou de saber como fazer o treinamento do time para implementar uma nova tecnologia? Aproveite e entre em contato com a nossa empresa e conheça os nossos serviços!





#equipe #gestao #treinamento

16 visualizações
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000