• Simova

COMO MONITORAR A QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL COM TECNOLOGIAS MÓVEIS?

Atualizado: 28 de Jun de 2019


Melhorar a produtividade e garantir a excelência de uma obra é uma das principais tarefas da gestão dos negócios. Para alcançar a qualidade na construção civil, o uso de dispositivos móveis como smartphones têm sido a grande aposta.


Por meio das vantagens da mobilidade, é possível analisar o andamento de projetos, acessar estatísticas e melhorar o acompanhamento da performance dos colaboradores em campo sem que nenhum detalhe passe em branco.


Neste post, vamos esclarecer alguns pontos sobre a importância de monitorar a qualidade na construção civil com tecnologias móveis. Confira!





Qual é a importância de monitorar a qualidade na construção civil?


Imagine a possibilidade de monitorar o andamento de uma obra, acompanhar as compras, funcionários e estoque em apenas alguns cliques? O uso de aplicativos móveis e softwares modernos têm oferecido aos gestores uma gama de possibilidades para alcançar a qualidade da obra na construção civil.


A mobilidade proporciona um controle maior aos usuários, bem como ganhos de produtividade e tempo, elevando a eficiência e facilitando o processo de tomada de decisão.


As atividades que acontecem em um canteiro de obra são dinâmicas e, em muitos casos, envolvem várias pessoas. Mesmo assim, o gestor precisa acompanhar cada uma das etapas para intervir antecipadamente em possíveis imprevistos e fazer de tudo para resolvê-los com precisão.


Para garantir o máximo aproveitamento das tecnologias móveis, é fundamental manter o foco no acompanhamento integral das etapas da construção, que pode ser feito em tempo real usando aplicativos móveis e um bom software de gestão.


Os indicadores obtidos por meio dessas tecnologias possibilitam ao gestor uma maior agilidade e precisão para solucionar eventuais problemas e imprevistos no canteiro de obras.


Enfim, a grande vantagem de utilizar dispositivos móveis em uma obra é a possibilidade de acompanhar o desempenho dos processos, colaboradores e equipamentos de qualquer lugar, a qualquer hora.


Quais são as vantagens do uso da tecnologia móvel?


Os ganhos com o uso e aplicação da tecnologia móvel na construção civil vão muito além do acesso a dados atualizados e em tempo real. Eles se estendem ao aumento da produtividade, ao gerenciamento, à comunicação e à interatividade.


Para que você entenda melhor as vantagens do uso de tecnologias móveis, veja as principais vantagens a seguir.


Acompanhamento em tempo real


Monitorar a qualidade na construção civil usando tecnologias móveis oferece um dinamismo maior no acesso às informações, uma vez que elas podem ser registradas e acessadas a qualquer momento em qualquer dispositivo.


Essa autonomia proporciona ao gestor maior precisão na tomada de decisão, resultando em uma economia significativa do tempo de análise de ideias, recursos e planejamento.


Os aplicativos móveis e softwares de gestão possibilitam acompanhar as operações em campo, analisar documentos e dados estatísticos remotamente, fazer agendamentos, entre outros aspectos ligados à qualidade na construção civil.


Ter em mãos informações sempre atualizadas ajuda a tomar decisões com maior facilidade, evitando falhas e atrasos na entrega da obra.


Centralização do registro de arquivos


Analisar inúmeros formulários individualmente, confrontar informações manuais, acompanhar requisições de materiais e inúmeros procedimentos necessários durante a realização de um projeto de construção requer tempo, dedicação e um bom planejamento.


Com o uso da tecnologia, é possível otimizar esse grande volume de dados agrupando-o em um único lugar que permite atualização constante. Isso é possível porque as tecnologias móveis centralizam essas informações para gerar, de modo prático, indicadores que possam sinalizar o desempenho e a qualidade na construção civil.


Muito além de integrar dados em um só lugar, o uso de tecnologias móveis elimina a incidência de falhas e garante o cumprimento de prazos.


Maior controle do cronograma


É possível gerenciar todo o canteiro de obra utilizando apenas o smartphone. Isso assegura um maior controle dos funcionários, o bom andamento dos serviços, o acompanhamento de fornecedores e muito mais.


A tecnologia móvel possibilita que gestores tenham controle de cada uma das etapas da obra, o que inclui o tempo gasto em cada processo e o acompanhamento de toda a capacidade produtiva.


Com tais informações em mãos, o gestor pode planejar eficientemente as próximas etapas da obra e garantir que todos os prazos sejam cumpridos conforme o esperado e, caso haja previsão de atrasos, ele consegue reorganizar as atividades para evitar custos extras.


A facilidade de controlar o andamento das tarefas em campo de maneira remota eleva a produtividade e facilita o processo de tomada de decisão, pois permite aos gestores conhecer os gargalos que afetam o bom desempenho e precisam de melhorias.


O resultado obtido pelo uso de aplicativos ou softwares de gestão aumenta qualidade na construção civil e traz a certeza de que os prazos de entrega serão cumpridos.


Aumento da segurança


A construção civil é um dos setores com mais ocorrências de acidentes de trabalho, seja pela falta de treinamento eficiente dos colaboradores, seja pelo uso incorreto de equipamentos de proteção individual (EPI).


O uso da tecnologia móvel não só assegura um acompanhamento eficaz dos dados da obra, como também viabiliza a integração de soluções em segurança do trabalho. Assim, é possível armazenar dados, documentos e arquivos referentes ao controle da saúde e demais fatos relacionados ao colaborador.


Vale destacar que existem aplicativos e softwares de gestão que oferecem soluções de educação e treinamento online da equipe. Essa é uma maneira de promover a adequação do funcionário à empresa sem que ele deixe as suas tarefas de lado ou atrase a entrega.


As tecnologias móveis trazem inúmeros benefícios relacionados à melhoria da rotina de trabalho e à qualidade na construção civil. Por meio delas, é possível ter um maior controle e gerir toda a logística dos materiais, assegurando o cumprimento dos prazos de entrega e a redução das despesas.


Ao escolher um aplicativo ou software de gestão, é fundamental contar com o auxílio de uma empresa especializada que ofereça muito mais que um produto, priorizando um serviço de qualidade na construção civil.


Monitorar a qualidade na construção civil é uma prática eficaz e que traz resultados positivos a todos os envolvidos nas etapas produtivas. Para saber mais, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços!




3 visualizações
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000