top of page
  • Foto do escritorSimova

COMO O USO DA TECNOLOGIA TRAZ REDUÇÃO DE CUSTOS AO AGRONEGÓCIO?


Melhoria do manejo do solo, planejamento da lavoura, correção e manutenção da fertilidade do solo, qualidade da água e armazenamento das sementes e aderência a novas tecnologias. Para a redução de custos no agronegócio é necessário investir em inovação para a coleta e análise integrada das informações obtidas no campo.


Pensando em apresentar melhor os benefícios da redução de custos no agronegócio, levantamos como essa aplicação pode ser útil ao dia a dia e a uma gestão eficiente. Continue a leitura!


empreendedor do agronegócio apontando com tablet sua plantação


Como a tecnologia pode ajudar?


A tecnologia tem sido cada vez mais “agregada” aos processos e tarefas de campo. Empreendedores do agronegócio utilizam de tais ferramentas para realizar análises de mapas de risco, por exemplo, e diagnosticar a ocorrência de pragas e aprimorar técnicas que possam reduzir ou eliminar esses eventos.


Outro bom exemplo da importância em utilizar a tecnologia no campo é a utilização de sistemas de rastreamento via satélite, que possibilitam um manejo mais preciso da plantação, além do auxílio de imagens de alta resolução para a identificação de ocasionalidades.


O emprego da tecnologia aos processos possibilita alavancar a produtividade por meio da redução de custos no agronegócio. Isso porque ao ter controle completo sobre toda a cadeia produtiva é possível otimizar os lucros e reduzir os gastos.


Quais os benefícios do uso da tecnologia no agronegócio?


A tecnologia é a grande alavanca do agronegócio, dentro e fora do campo. Seja para atividades de cultivo e colheita, seja para a gestão dos negócios, sistemas e ferramentas tecnológicas fazem parte dos novos sistemas de gerenciamento. Mas, quais são os benefícios dessa aplicação? Saiba mais a seguir.


Melhoria na eficácia de processos


Sistemas e ferramentas de gestão de uso em campo têm possibilitado que o setor agropecuário venha se desenvolvendo e contribuído para a lucratividade no país.


Por meio do uso de dados, ferramentas de precisão, GPS e outros tipos de controle, é possível compreender com maior precisão a variabilidade do solo e os níveis nutricionais, por exemplo.


Com a adoção da tecnologia em campo é possível alcançar a redução de custos no agronegócio de maneira efetiva e conquistar um resultado com maior precisão. Isso significa que, quanto mais eficiência tiver na aplicação dos recursos disponíveis, maiores serão as chances de assegurar qualidade nas atividades e no produto final.


Garantia de produção


A redução de custos no agronegócio leva o empreendimento a gerenciar melhor seu campo produtivo e, assim, saber com precisão o que cada pedaço de terra produz.


Um bom exemplo é a agricultura de precisão, que permite ao gestor agro conhecer quais insumos devem ser utilizados, nas quantidades necessárias e no momento adequado, de forma sustentável e sem gerar prejuízos ou perdas.


Gestão logística


De nada adianta tomar todo o cuidado na escolha das sementes e durante a colheita se não houver uma infraestrutura adequada de distribuição. Isso envolve não apenas o transporte, mas também o armazenamento e toda a cadeia produtiva.


Ao investir em um sistema logístico eficiente é possível garantir que o armazenamento e entrega dos produtos seja feito dentro do prazo e com qualidade. Dessa forma, é possível controlar o escoamento da produção e oferecer segurança ao cliente final para que o produto chegue em boas condições.


Ajuda profissional faz a diferença?


O emprego da tecnologia no agronegócio leva a uma maior transparência em toda a cadeia produtiva. No entanto, assim como qualquer outro setor, é necessário contar com a ajuda de profissionais qualificados e capacitados para a aplicação de ferramentas e sistemas adequados ao tipo de tarefa que se deseja e ao resultado esperado.


A adoção da tecnologia aos processos proporciona um gerenciamento focado nas áreas que requerem atenção e intervenção. Ou seja, quando as ferramentas são bem alocadas é possível perceber uma melhoria significativa na gestão de insumos e incremento da produtividade, além, é claro, da redução de custos no agronegócio.


A redução de custos no agronegócio se torna uma solução viável e eficiente para alavancar a produtividade e obter uma maior lucratividade. Para saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato conosco e conheça nossas opções.



banner simova que direciona ao download da planilha de ROI para agronegocio

24 visualizações0 comentário
bottom of page