top of page
  • Foto do escritorSimova

EFICIÊNCIA OPERACIONAL: COMO O APONTAMENTO ELETRÔNICO AJUDA NA GESTÃO DA OPERAÇÃO

Facilitar todos os processos e ainda reduzir os custos agilizando os procedimentos, certamente é uma pretensão que engloba empresas de diversos setores, inclusive na construção civil. Ferramentas tecnológicas são as responsáveis por todos esses ganhos, como o apontamento eletrônico.


A seguir vamos explicar melhor sobre essa solução que pode beneficiar bastante quem trabalha em campo, sendo útil para o controle real e acompanhamento efetivo da rotina de trabalho. Continue a leitura!


mulher com eficiência operacional conferindo dados no dashboard do tablet


O que é o apontamento eletrônico?


O apontamento eletrônico é uma ferramenta tecnológica que possibilita o registro de atividades em campo por meio de um software — ele pode ser instalado em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O aplicativo fornece os dados com maior transparência e é rico em detalhes, do início ao fim de uma produção.


O sistema é alimentado com informações referentes ao dia a dia da produção, especificando toda a rotina de trabalho, entregando ao gestor uma visão geral de tudo o que está acontecendo.


Quais são suas vantagens?


A tecnologia possibilita um controle mais automatizado, pois as informações são obtidas em tempo real, o que garante a empresa ótimos benefícios. Descubra adiante os principais.


Fornece maior controle de produtividade


Controlar horas produtivas e trabalhadas em efetivo, o começo e o fim das atividades, o tempo de trabalho de máquinas, entre outros processos, são questões que os gestores precisam gerenciar muito bem, já que são dados essenciais dos processos. Quando tudo isso é feito manualmente, com planilhas ou fichas, a organização pode ficar comprometida.


O mundo moderno requer informações em tempo real e a possibilidade de maior alcance dos resultados. Com esses ganhos, é possível prever cenários contrários aos objetivos e, assim, buscar rapidamente medidas preventivas para que o desempenho esteja dentro do esperado.


Com o apontamento eletrônico, todas as informações registradas por operadores e líderes são integradas, e qualquer procedimento manual de controle é dispensável. Todo processo é automatizado, e as falhas e erros são evitados, municiando-se com dados confiáveis e precisos.


Promove a sustentabilidade ambiental


Todo o fluxo de relatórios e ordens de serviço podem gerar um volume alto de papel, aumentando também os custos com materiais de escritório, como folhas, ficheiros, impressões e ainda o armazenamento de tudo isso.


Com o uso do software, todos esses gastos são reduzidos (ou praticamente eliminados), deixando a empresa assumir práticas mais sustentáveis.


Garante maior eficiência operacional


O desempenho e a performance de todos os funcionários podem ser facilmente identificados com o auxílio de um apontamento eletrônico. Fica mais simples saber quais colaboradores estão alcançando bons índices de produtividade.


Com esses dados, é possível pensar em novas ações para a melhoria de rendimento individual. O gestor tem informações precisas sobre quem são os responsáveis por cada atividade, qual o tempo de trabalho dedicado a elas e o andamento de conclusão das etapas.


Direciona as informações sem grandes esforços


A coleta de dados é processada pelo software, que deve ser instalado em um dispositivo móvel. Com a alimentação das informações, tudo fica disponível em tempo real para possíveis consultas do gestor. É possível direcionar as informações necessárias com apenas alguns cliques. De forma automática são gerados relatórios, gráficos e outros indicadores de acompanhamento.


O apontamento eletrônico é a melhor solução para fazer levantamentos e obter dados precisos e confiáveis, otimizando o tempo e garantindo mais produtividade e custos reduzidos.


Tem mais alguma dúvida a respeito da solução? Deixe um comentário abaixo com a sua pergunta!


banner simova que direciona ao download da planilha de ROI para serviços externos e concessionárias
72 visualizações0 comentário
bottom of page