Gerenciar as horas efetivamente trabalhadas ou mesmo manter o controle das atividades executadas através de registros manuais em boletins ou fichas de papel pode levar a erros ou fraudes no próprio documento – pode ser evitado com o uso do apontamento eletrônico.
Para equipes que trabalham em campo, fica difícil manter um controle real do que acontece no período de trabalho e, além disso, dificulta o acompanhamento do gestor quanto a rotina planejada e a que está sendo efetivamente executada.
O apontamento eletrônico é a solução encontrada por muitas empresas para controlar a produtividade, manter a previsão dos custos iniciais e cumprir o cronograma estabelecido.
MAS O QUE É APONTAMENTO ELETRÔNICO?
A busca por otimizar o tempo de trabalho, aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais têm levado empresas a adotar ferramentas tecnológicas que possam automatizar seus processos e procedimentos.
O apontamento eletrônico é uma solução que possibilita registrar as atividades em campo através de um software instalado num smartphone com uma maior transparência aos dados e detalhes de produção, desde o início até o término da execução.
Todas as informações e dados referentes ao dia a dia operacional passam a alimentar o sistema, desde detalhes de produção, orçamento, prazo, características do trabalho e demais fatos relevantes.
Toda a rotina de trabalho passa a ser especificada no apontamento eletrônico, que oferece ao gestor uma visão geral do que exatamente está sendo realizado.
Além disso, o sistema de apontamento eletrônico pode ser integrado a dispositivos móveis, como celulares, smartphones e outras opções móveis, tornando o registro prático, funcional e portátil. Com isso, o envio de informações passa a ser automatizado “just in time” para um melhor controle operacional.
Assim, o gestor pode otimizar as horas trabalhadas da sua equipe, analisar em tempo real o desempenho individual e grupal dos seus colaboradores, verificar equipamentos e máquinas parados, gerar relatórios e indicadores, entre tantas outras possibilidades.
Vejamos algumas vantagens de utilizar um sistema de apontamento eletrônico no dia a dia das atividades realizadas pela equipe e lideranças. Acompanhe!
MAIS SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Rotinas administrativas lidam com um grande fluxo de relatórios e ordens de serviço, o que gera um grande volume de papel que, consequentemente, se reflete em um maior custo com materiais de escritório, como ficheiros, impressões, folhas, entre outros. Sem falar no tempo que funcionários perdem para organizar, catalogar, digitar e guardar toda a documentação produzida.
Ao utilizar um software de apontamento eletrônico os gastos com fichas de papel ou materiais administrativos passam a ser reduzidos (ou mesmo eliminados), já que todo o processo é automatizado.
Além disso, com a automação dos processos, possíveis erros e falhas de digitação são evitados, já que todas as operações passam a ser integradas e as informações centralizadas num único sistema, o que gera dados mais confiáveis e precisos sobre o que realmente está sendo executado e, melhor, dentro de práticas sustentáveis.
MAIOR CONTROLE DA PRODUTIVIDADE
Gestores que precisam gerenciar equipes em campo, acabam tendo uma enorme dificuldade em controlar as horas produtivas e efetivamente trabalhadas, o início e término das atividades, o desempenho individual, o tempo de trabalho das máquinas e demais informações que são essenciais no processo de decisão.
Controles manuais através de planilhas ou fichas já não se enquadram nas novas necessidades das organizações, que requerem informações em tempo real para tornar o setor mais produtivo e alcançar melhores resultados.
Relatórios de apontamento auxiliam os gestores a gerenciar melhor as horas trabalhadas e obter total controle de cada etapa produtiva. Com as informações geradas em tempo real, é possível prever cenários que possam levar a resultados insatisfatórios e assim estabelecer medidas preventivas e corretivas para o alcance do desempenho esperado.
O apontamento eletrônico é uma ferramenta estratégica e operacional que leva maior transparência as informações geradas e possibilita uma maior assertividade no processo de decisão e economia.
Assim, é possível integrar todas as informações registradas por operadores e líderes, dispensando qualquer procedimento manual e compartilhando conhecimentos e responsabilidades durante cada fase produtiva.
MELHOR EFICIÊNCIA OPERACIONAL
O uso de um sistema de apontamento eletrônico possibilita identificar quais funcionários estão atingindo um desempenho satisfatório, quais não estão alcançando um bom índice de produtividade e, assim, estabelecer ações para a melhoria da performance produtiva.
Com os dados em mãos, o gestor passa a saber qual etapa produtiva está em andamento, qual já foi concluída, quem são os responsáveis por cada atividade e qual o tempo de trabalho dedicado por cada integrante da equipe.
Com o acompanhamento em tempo real, o apontamento eletrônico passa a informar de forma direta e segura os dados informados pela equipe de campo, o que gera maior eficácia e melhores resultados.
SOLUÇÃO DIFERENCIADA
Entre as facilidades trazidas pela tecnologia se destaca a possibilidade da mobilidade aos processos gerenciais.
Através de celulares e smartphones é possível levar automação aos processos executados em campo, seja através do controle das ordens de produção, custos de equipamentos, equipes de mão de obra e outros recursos utilizados diariamente.
O uso de apontamento eletrônico é totalmente online, o que significa segurança nas informações geradas e armazenadas. Ou seja, simplifica as etapas de coleta, envio e análise dos dados gerados. Com isso, gestores podem contar com maior praticidade, agilidade e autonomia no processo de tomada de decisão.
SIMOVA
A SIMOVA é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia mobile para apontamentos eletrônicos voltados para a construção civil, agronegócios e demais atividades realizadas em campo “Field Service”.
Utilizando soluções inteligentes de apontamento eletrônico a SIMOVA leva automatização a todos os processos que antes eram realizados manualmente, como Ordens de Serviços e Boletins de Campo.
Mesmo em áreas sem sinal de operadoras de celulares, o SIMOVA Apps pode operar em modo off-line, ou seja, os dados são armazenados no próprio aparelho celular e, assim que der sinal da operadora, é feita automaticamente a transferência ou mesmo via bluetooth ou rede WiFi.
Tudo fácil e intuitivo. Assim, o gestor pode controlar todas as informações geradas diretamente pelo painel de controle WEB, em tempo real e sem erros de digitação. Fantástico, não é?
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