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Gestão do conhecimento: quais as vantagens de informações em tempo real?

Pensar na gestão do conhecimento de uma empresa implica na automação da gestão. Afinal, trabalhar com informações em tempo real e ainda contar com a possibilidade de relacioná-las é uma forma de alavancar a produtividade.

Em virtude disso, esse tipo de recurso pode significar o crescimento dos números. Se você se interessa pelo tema e quer conhecer os outros benefícios dessa medida, continue lendo nosso post!

O que é gestão do conhecimento?

Ela nada mais é do que uma estratégia administrativa, focada em realizar uma série de procedimentos em relação ao conhecimento dentro de uma empresa. Alguns deles são:


gerenciar;


descobrir;


mapear;


captar;


organizar;


distribuir;


multiplicar.

Ou seja, são maneiras de colocar uma organização em vantagem competitiva por meio de um bom uso das informações, visando a otimizá-las para alcançar melhores resultados e aumentar o capital intelectual de um empreendimento.

Quais são as vantagens da gestão do conhecimento?

Veja, logo abaixo, as principais vantagens de aprimorar esse importante recurso:

Padroniza os processos

Quem lida com muitas operações no cotidiano sabe da falta que faz uma organização de processos eficiente. Controlá-los e, por consequência, otimizá-los, torna-se uma tarefa bem mais fácil a partir dessa padronização.

Sendo assim, é recomendável ter toda a documentação organizada sob os mesmos moldes. A partir disso, também é possível definir as metodologias de trabalho e deixá-las bem estruturadas, para que seja possível repeti-las com qualidade quando necessário.

Fornece informações em tempo real

Ser atualizado sobre a modificação de uma ordem de serviço no momento em que ela acontece é um diferencial mais do que relevante. Isso permite ter tomadas de decisão mais assertivas e preparadas em diversos casos. Há ainda, uma significativa minimização de erros, já que é possível resolver conflitos de dados ou outros equívocos semelhantes com maior agilidade.

Diferencia da concorrência

Essa é uma das consequências mais notáveis de lidar com uma boa gestão de conhecimentos. Imagine os benefícios trazidos por uma boa comunicação entre o campo de trabalho e o escritório: isso resulta em um serviço de maior eficácia.

Melhora o gerenciamento de tarefas

A gestão de tarefas ganha muito mais com isso. A rápida transmissão de dados, aliada à precisão das informações, faz com que seja menos complexo controlar uma equipe e acompanhar os rendimentos, sejam individuais ou sejam coletivos.

Aumenta a produtividade dos funcionários

Processos sendo efetuados com agilidade e uma boa distribuição daquilo que deve ser feito, dá melhores condições para que todos os colaboradores tenham um desempenho mais efetivo. Isso vale tanto para funcionários internos quanto para terceirizados.

Reduz as despesas

Alvo de qualquer gestor, a redução de custos também é beneficiada por essas medidas. Com um menor número de deslizes e a economia do tempo na execução, a tendência é que a empresa não precise mais direcionar seus recursos para cobrir demandas dessa ordem.

Sendo assim, um acompanhamento on-line e simultâneo dos processos é totalmente viabilizado pela gestão do conhecimento. Com ele, sua corporação pode crescer ainda mais e conquistar os clientes de maneira definitiva.

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