• Simova

SAIBA COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Atualizado: 3 de Jul de 2019

Aumentar a produtividade na construção civil é um dos grandes desafios do setor. A falta de mão de obra capacitada e o planejamento inadequado dos projetos levam a erros e falhas nos processos de execução das obras.


Não é incomum se deparar com projetos inacabados decorrente de falta de gestão de tempo e de recursos. No entanto, a tecnologia tem dado um “empurrãozinho” para gerar um bom nível de produção e manter bons resultados.


Vejamos algumas ferramentas simples que podem ser aplicadas ao dia a dia para aumentar a produtividade na construção civil. Acompanhe!




Ferramentas para aumentar a produtividade na construção civil


Ferramentas inadequadas ou ineficazes podem diminuir ou até mesmo parar a execução da obra. Ainda é comum empreendedores utilizarem ferramentas antigas e arcaicas, porém novas tecnologias podem aumentar a produtividade na construção civil. Mas, afinal, quais seriam elas?


Softwares e tecnologias 3D


A inovação é a base para o crescimento dos negócios — e na construção civil não é diferente. Aplicativos CAD já substituíram há muito tempo as tradicionais pranchetas; no entanto, existem outras opções que oferecem maior ganho de produtividade e assertividade nas decisões.


O uso de softwares na construção civil não se limita apenas à aplicação em projetos, há uma infinidade de opções para as diversas áreas. Por exemplo, há o software Archicad, que possibilita a edição 2D e 3D em um único produto. Outra opção é o Autocad, que virou sinônimo de software para a construção civil, uma solução completa para colocar em prática as ideias do dia a dia.


Aparelhos digitais


Dispositivos móveis têm se tornado cada vez mais indispensáveis na construção civil. Além de facilitar a comunicação e manter a troca de informações sempre atualizada, o uso destas soluções possibilita um melhor controle do que está sendo realizado em relação ao que foi planejado.


Por meio de smartphones e celulares, o gestor da obra passa a ter controle em tempo real do que está sendo feito em campo e quais tarefas estão sendo executadas pela equipe.


Máquinas automatizadas


O uso de equipamentos que dependem de processos manuais ou carecem de esforço físico já não fazem mais parte do dia a dia de empresas, principalmente daquelas que desejam ter um melhor desempenho produtivo.


A adoção de máquinas automatizadas tem proporcionado um melhor gerenciamento do tempo e melhor emprego de recursos. Por meio da automatização é possível:

  1. reduzir os custos com mão de obra;

  2. reduzir erros e falhas durante as etapas do projeto;

  3. obter maior agilidade na tomada de decisão etc.

Formas de aumentar a produtividade 


Aumentar a produtividade na construção civil não necessariamente tem relação com o aumento da produção. Este, na maioria das vezes, está relacionado ao melhor uso de recursos e mão de obra, otimizando o uso de máquinas e insumos. Tudo isso leva à execução de projetos com menores custos.


Vejamos algumas formas de aumentar a produtividade na construção civil com a adoção de práticas simples ao dia a dia!


Siga um planejamento contínuo


Planejar é uma das etapas mais importantes em projetos de construção civil. Isso porque é nesta fase que são estabelecidos os prazos de entrega da obra, o orçamento e os custos de execução.


Planejar uma obra significa definir detalhadamente todos os processos e etapas de execução. Quando se segue um planejamento prévio, é possível reduzir os custos e os tempos de parada. Além disso, pode-se aumentar a produtividade e reduzir significativamente os custos.


Mantenha uma boa gestão de tempo


A tecnologia reduz o tempo de execução de uma obra e leva a padronização das atividades. Ou seja, quando a equipe trabalha consciente do uso do tempo e dos materiais, há um aumento significativo na qualidade do serviço e, consequentemente, da produtividade.


Delegue tarefas aos responsáveis


Em muitas vezes, determinada etapa ou tarefa pode ser deixada de fora pela falha em delegar de forma clara o que cada funcionário deve realizar e quais são os responsáveis por ela.


É fundamental se certificar de que cada tarefa esteja sendo claramente atribuída a cada integrante da equipe, de modo que nada seja deixado para trás.


Agora que você já está por dentro das principais práticas para aumentar a produtividade na construção civil, compartilhe nosso conteúdo com seus amigos nas redes sociais!




#aumentoeficiencia #construcao #construcaocivil #produtividade

0 visualização
  • Facebook - Simova
  • LinkedIn - Simova
  • YouTube - Simova

Av São João, 2504, Jardim das Colinas, São José dos Campos, São Paulo, Brasil, CEP 12242000